Notícias

IDOSOS

Designado grupo de trabalho que irá propor a Política Nacional de Cuidados

Coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, colegiado ainda conta com representantes dos Ministérios da Cidadania, da Educação, da Saúde e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Publicado em 10/06/2021 16h23 Atualizado em 10/06/2021 16h50

Os membros do grupo de trabalho que irá propor a Política Nacional de Cuidados foram designados nesta quinta-feira (10). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), em portaria assinada pela titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves.

Acesse a portaria.

A comissão é coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI). Entre os nomes, ainda estão os de representantes do Ministério da Cidadania, do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O colegiado, que atuará de maneira consultiva, tem a missão de desenvolver políticas públicas para pessoas que dependam de cuidados, como auxílio para se vestir, se alimentar e outras atividades diárias.

Para o titular da SNDPI, Antonio Costa, o grupo é um marco para o início de uma grande organização da Política Nacional de Cuidados. “O objetivo é assegurar a promoção e recuperação da saúde, segurança, autonomia, independência, participação comunitária e inclusão social dos mais vulneráveis, como crianças, adolescente, idosos e pessoas com deficiência, que carecem de cuidados especiais”, afirmou.

A primeira reunião do grupo de trabalho está prevista para a segunda quinzena de junho. A proposta da Política Nacional de Cuidados será apresentada em um relatório final, após os trabalhos do colegiado.

Para dúvidas e mais informações:
cgdpi@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Reportar erro