Notícias

CAPACITAÇÃO

Projeto vai qualificar 1,4 mil mulheres em situação de vulnerabilidade em Pernambuco

As interessadas podem se candidatar às vagas remanescentes até o dia 30 deste mês. Para a iniciativa, o investimento é de R$ 400 mil e os recursos são do Governo Federal
Publicado em 29/04/2021 20h41

O lançamento da ação Qualificar para Empreender em Pernambuco (PE) é mais uma iniciativa do projeto Qualifica Mulher. A atividade é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e apoio da Secretaria da Mulher estadual e prefeituras municipais. O investimento é de R$ 400 mil e os recursos são do Governo Federal.

Confira o evento:

"É muito gratificante estar aqui participando desta aula inaugural, um encontro que representa a construção e o fortalecimento da autonomia econômica para 1,4 mil mulheres que residem no estado de Pernambuco", celebrou a titular da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH), Cristiane Britto, nesta terça-feira (20).

Na oportunidade, a gestora ressaltou que o Qualifica Mulher foi instituído pela Portaria n° 3.175/20, do MMFDH, com o objetivo de estimular ações que promovam a autonomia econômica. "Considerando todo o potencial das mulheres, só precisamos ofertar condições para que elas possam transformar crise em oportunidade. Quando as mulheres crescem, a família cresce e toda sociedade se fortalece", disse.

De acordo com a secretária, mesmo durante a pandemia da Covid-19, as políticas públicas seguem a todo vapor. "Acreditamos que a força produtiva da mulher brasileira irá alavancar a economia do nosso país, no contexto pós-pandemia", completou.

Ainda segundo Britto, um fator crucial para o sucesso da iniciativa é a regionalização do Qualifica Mulher. "Por exemplo, na região metropolitana do Recife, os destaques da economia são o setor industrial e o setor de comércio e serviços. Por isso a capacitação será direcionada a atender essas necessidades", afirmou.

Para o reitor da UFRPE, Marcelo Leão, o treinamento iniciado reflete o papel da instituição. "A universidade pública existe pelas questões de ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, ela se configura de forma efetiva quando consegue transferir tudo isso para a sociedade em benefício das pessoas", disse.

Inscrições

Os cursos do projeto abrangem as áreas de empreendedorismo e mídias sociais, gerenciamento de resíduos, hospitalidade em unidades de saúde, limpeza e higiene hospitalar, produção de alimentos saudáveis. O treinamento é voltado às residentes nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Paulista, São Lourenço da Mata e Recife. Há vagas com inscrições abertas até o dia 30 deste mês.

Acesse o Edital no site da UFRPE 

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpm@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

Reportar erro