Notícias
INFRAESTRUTURA
Ministro das Comunicações participa do lançamento de edital para retomada de 73 km da Transnordestina em Pernambuco
Foto: João Vitor/MCom
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou nesta sexta-feira (31), em Brasília (DF), do lançamento do edital para a retomada das obras de 73 quilômetros da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Custódia (PE) e Arcoverde (PE). A cerimônia foi conduzida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e marca mais uma etapa na execução de um dos principais projetos estruturantes do Governo Federal para o Nordeste.
O novo trecho integra o ramal entre Salgueiro e Suape, com investimento previsto de R$ 200 milhões. A Transnordestina é uma obra estratégica para o desenvolvimento logístico e econômico da região, com 1,2 mil quilômetros de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE) e contando com um ramal até Suape (PE). O empreendimento, que atravessa 53 municípios, soma R$ 14,9 bilhões em investimentos.
“Estar aqui hoje e acompanhar este momento tem um peso muito grande para todos nós. A retomada desta obra da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco é a reafirmação do compromisso do governo do presidente Lula com o desenvolvimento econômico de toda a região Nordeste”, afirmou Frederico de Siqueira Filho.
Em Pernambuco, 179 quilômetros já foram concluídos, o que representa 38% da obra no estado. A ferrovia permitirá a redução de custos logísticos, o aumento da capacidade de escoamento de mercadorias e a geração de novas oportunidades econômicas para o Nordeste.
Durante o evento, o ministro das Comunicações destacou o simbolismo da retomada e a importância da integração entre os ministérios para impulsionar o desenvolvimento regional. Frederico destacou ainda que a decisão de manter o trecho no estado “foi uma escolha acertada”, e que a obra trará benefícios duradouros à cadeia logística do país.
Ele ressaltou que o investimento em infraestrutura física deve caminhar junto ao avanço digital, destacando as ações do Ministério das Comunicações para conectar o Nordeste.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628