Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Parceria entre Ministério das Comunicações e Instituto Nova Agora de Cidadania vai fortalecer CRC em São Paulo
Programa ensina cursos de informática e de capacitação profissional / FOTO: Shizuo Alves/MCom
Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5) o extrato do Termo de Colaboração entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Instituto Nova Agora de Cidadania (INAC), que destinará R$ 1 milhão para fortalecer as ações de inclusão digital e sustentabilidade em São Paulo (SP). O acordo tem vigência de um ano e está alinhado ao Programa Computadores para Inclusão.
A parceria tem como principal meta o fortalecimento do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), uma iniciativa crucial para a política de inclusão digital e a gestão de resíduos sólidos eletrônicos.
O objetivo geral da colaboração é capacitar jovens, mulheres e adultos em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e, ao mesmo tempo, promover a doação de computadores recondicionados, fortalecendo a logística para o desfazimento e o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos (REE).
“Investir nos CRCs é investir no futuro. Estamos transformando lixo eletrônico em oportunidades de aprendizado e trabalho, além de garantir o acesso à tecnologia para quem mais precisa”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Programa Computadores para Inclusão
O Programa tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas, além de promover o descarte correto de resíduos eletrônicos.
No eixo de formação, os alunos dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), em sua maioria jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, têm a oportunidade de transformar suas vidas por meio da educação e da profissionalização no uso de TICs.
Desde sua criação, já foram realizadas 66.783 doações, em 1.291 municípios, compondo 5.297 Pontos de Inclusão Digital (PID). Foram ofertados 304 cursos, resultando na capacitação de mais de 66.471 alunos. Somente em 2025, foram 10.023.
Além disso, os CRCs receberam e realizaram a destinação adequada de 1.296.747 equipamentos eletroeletrônicos provenientes de órgãos públicos e parceiros, totalizando 11.118.059,50 toneladas de resíduos tratados de forma correta e consciente.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628