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Ministério das Comunicações celebra Dia dos Povos Indígenas com inclusão digital em aldeias brasileiras

”Possibilitou o acesso de muitas crianças que pela primeira vez puderam ver de perto o que é um computador”, disse uma professora do Pará
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Publicado em 19/04/2024 08h43 Atualizado em 19/04/2024 18h37
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Foto: Divulgação/MCom
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Foto: Divulgação/MCom
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Foto: Divulgação/MCom
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Com objetivo de levar inclusão digital a todos os brasileiros, o Ministério das Comunicações celebra o 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, com a missão de seguir doando computadores para aldeias do Brasil.

Em março deste ano, as comunidades das aldeias Novo Lugar, Cachoeira do Maró e São José III, localizadas no estado do Pará, foram beneficiadas com a doação de computadores através do programa Computadores para Inclusão. Um total de 30 máquinas foram doadas, distribuídas da seguinte forma: 20 destinadas à Aldeia Novo Lugar, 7 à Cachoeira do Maró e 3 para São José III. Esses equipamentos foram disponibilizados após passarem por um processo de recuperação realizado pelos estudantes dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs)espalhados por todo Brasil.

Lidiane Alves de Souza é professora de uma das aldeias do Pará e conta o que mudou na rotina dos indígenas com a chegada dos computadores doados pelo Ministério das Comunicações.

“Os computadores, em nossa prática escolar e comunitária, possibilitaram o acesso de muitas crianças que, pela primeira vez, puderam ver de perto o que é um computador. Inclusive, foi a partir da inclusão digital que as crianças melhoraram suas atividades. Elas se sentem motivadas com os computadores. Ajudou os adolescentes a registrarem nossos saberes indígenas”, explicou Lidiane.

Os 30 equipamentos destinados para essas aldeias do Pará agora fazem parte de laboratórios de informática, que são Pontos de Inclusão Digital (PIDs) do programa. Crianças e jovens conseguem ter novos aprendizados, sem deixar as comunidades indígenas, onde vivem, para estudar. As atividades culturais também ganharam novo aprimoramento.

“Agora temos a possibilidade de construir cartilhas na escola, redigir documentos, registrar e organizar slides para apresentações. Antigamente não tínhamos a opção, nas apresentações. Tudo era em cartazes. Agora temos a ferramenta que ajuda na comunicação, incentiva os jovens a realizarem cursos à distância e influencia os adolescentes a utilizarem a Internet e os computadores para melhorar seu ensino e aprendizagem”, detalhou a professora Lidiane.

No Nordeste, a aldeia indígena Fulni-ô, em Águas Belas, Pernambuco, também já está com laboratório de informática composto por equipamentos recondicionados nos CRCs – são 23 no total. A Escola Indígena Fulni-ô Marechal Rondon vai celebrar o dia 19 de abril com projetos pedagógicos.

A indígena Rosimari Santos, que vive na aldeia Fulni-ô, agradeceu durante participação na Caravana Federativa, em Pernambuco, evento do governo federal, as doações de computadores. “A gente agradece vocês por se preocupar com nós indígenas para a gente ter a tecnologia dentro da aldeia”.

O Ministério das Comunicações intensificou o programa Computadores para a Inclusão e tem investido na capacitação e inclusão digital através de entregas de computadores. Foram entregues 107 computadores para 16 Pontos de Inclusão Digital em áreas indígenas. Eles ficam nos estados do Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

“Levar inclusão digital para aldeias indígenas tem um significado mais do que especial para nós. Um dos focos do projeto Computadores para a Inclusão é permitir que regiões remotas tenham acesso ao ensino, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Que mais computadores cheguem para possibilitar aos indígenas divulgarem suas culturas e potencialidades de forma mais independente e autônoma”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

“Para nossa atividade escolar, possibilitou utilizarmos essas ferramentas para estimular os alunos a serem produtores de nossa própria história. É a partir dos computadores que as crianças têm aulas de informática, permite que os alunos avancem para outros níveis de ensino com o aprendizado básico de informática, sobretudo, ajuda no ensino e aprendizagem em geral dos alunos”, celebrou a professora Lidiane.

CRCs

O projeto capacita jovens, adultos e idosos com aulas gratuitas de manutenção, informática e robótica. Os computadores usados nos cursos são descartados por órgãos públicos. São nos CRCs que os equipamentos são recondicionados e entregues para Ponto de Inclusão Digital (escolas públicas, aldeias, quilombolas, associações e ONGs).

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.553
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