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Número de chamadas abusivas diminui em 2023

Redução é resultado de medidas da Anatel que visam coibir essa prática
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Publicado em 23/08/2023 11h21 Atualizado em 23/08/2023 12h39
Pessoa com celular

(Foto: Zack / MCom)

As ações de combate às chamadas abusivas causaram diminuição expressiva no assédio aos consumidores neste ano, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom).

A redução foi de aproximadamente 41% do volume de chamadas curtas – aquelas com duração inferior a três segundos – quando comparados aos meses de maio de 2022 e julho de 2023. Isso representa 415 chamadas a menos para cada habitante do País e 582 empresas bloqueadas por infringirem os limites cautelares impostos pela Anatel.

Para dar continuidade ao enfrentamento das chamadas abusivas de telemarketing, telecobrança e similares, novas medidas são previstas pela Agência, como o sancionamento contra infratores, o monitoramento de empresas que compilam e compartilham informações públicas e a autenticação e identificação ao receber chamadas.

A Anatel ressaltou que nenhuma medida singular é capaz de solucionar em definitivo a questão das chamadas abusivas de modo isolado. No entanto, o somatório das ações já implementadas e as que ainda serão implementadas têm contribuído para a mitigação do problema.

Com informações da Anatel

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530
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