Notícias

TRANSPARÊNCIA

MCom lança Plano de Abertura de Dados

Portaria publicada nesta sexta traz cronograma de implementação; Objetivo da abertura de dados é facilitar a consulta de informações pela população e por órgãos públicos
Publicado em 26/03/2021 17h17 Atualizado em 06/04/2021 18h47
Bannercarrossel_pda

Mais transparência. O Ministério das Comunicações (MCom) publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (26/3), portaria que cria o Plano de Dados Abertos (PDA). O documento traz um cronograma com as primeiras bases de dados a serem abertas este ano a partir de julho.

Um dos primeiros programas a ter a base de dados aberta no portal é o Cidades Digitais. A ideia é divulgar, por exemplo, a lista de municípios atendidos pela iniciativa, que leva internet para equipamentos públicos, ampliando o acesso a serviços públicos e o desenvolvimento local por meio da tecnologia.

O sistema também vai trazer informações dos Centros de Recondicionamento de Computadores, programa que trabalha com duas vertentes: a de oferecer cursos profissionalizantes sobre pequenos consertos de computadores; e a de destinar as máquinas reformadas para espaços de inclusão digital, escolas, assentamentos rurais, entre outros locais. Número de jovens atendidos pelo programa e a quantidade de computadores doados serão alguns dos itens disponibilizados no portal.

Plano de Dados Abertos

O PDA faz parte da Política de Dados Abertos do Governo Federal e tem o objetivo de organizar e padronizar o processo de publicação de dados para consulta da população e dos órgãos públicos. Dados abertos são aqueles que podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa.

Clique aqui e acesse o Plano de Dados Abertos do MCom

Texto e ilustração: Ascom/Ministério das Comunicações



Comunicações e Transparência Pública