Notícias
Restauração ecológica e biodiversidade são temas do 13º Fórum de Biodiversidade
O Museu do Jardim Botânico realiza na quinta-feira, dia 28 de agosto, a 13ª edição do Fórum de Biodiversidade, com palestra do biólogo Guilherme Mazzochini, pesquisador do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com o tema “Incorporando a biodiversidade na restauração ecológica: do micro ao macro”, a conversa irá abordar como a biodiversidade contribui para o sucesso da restauração e para a provisão de serviços ambientais, desde o nível genético até a escala continental.
- Dada a importância da biodiversidade na provisão de diversos serviços ambientais, muitos programas de restauração têm buscado aumentá-la, porém, frequentemente, com foco apenas no número de espécies plantadas - afirma Guilherme Mazzochini.
O evento será presencial, na Sala Multiuso do Museu, com 50 vagas disponíveis por ordem de chegada, e contará também com transmissão ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube. A atividade acontece das 14h30 às 16h30, e tem entrada gratuita.
Realizado mensalmente no Museu do Jardim Botânico, o Fórum de Biodiversidade é coordenado por um conselho de especialistas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e promove o debate sobre conservação da biodiversidade e temas ambientais essenciais. A atividade é voltada para especialistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados e oferece certificado de participação ao público.
Guilherme Mazzochini é biólogo, mestre e doutor em Ecologia, com ampla experiência em projetos de restauração ecológica em diferentes biomas brasileiros. Atuou como professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, em 2025, passou a integrar o corpo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Fórum de Biodiversidade com Guilherme Mazzochini
Data: 28/8, quinta-feira
Horário: 14h30, na Sala Multiuso - 1º pavimento do Museu
Rua Jardim Botânico, 1008.
Vagas: 50, por ordem de chegada.
Entrada gratuita.
Transmissão ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube.