Notícias
O mar encontra o Jardim na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 - de 20 a 26/10
A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - começa em 20 de outubro em todo o Brasil. Em 2025, o tema "Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” é um convite para que cada pessoa participe do diálogo fundamental que envolve oceano, clima e futuro sustentável. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro mergulha nessa proposta reunindo parceiros e oferecendo uma programação cheia de novidades, até o dia 26 deste mês.
Serão mais de 30 atividades abertas ao público, entre jogos e brincadeiras educativas, visitas guiadas, realidade virtual, exposições, estandes, palestras e mesas redondas, tendo como principal temática a cultura oceânica. As escolas podem agendar suas visitas por meio de formulários disponíveis na página com a Programação completa do evento.
Toda a costa brasileira, de norte a sul, é banhada pelo oceano Atlântico, de modo que a história, a economia, a cultura e a biodiversidade do nosso país estão estreitamente relacionadas ao mar. Não é por acaso que temos um bioma denominado de Mata Atlântica, que se estende ao longo da maior parte desse litoral, e onde se situa a cidade do Rio de Janeiro. Na programação da 22ª SNCT no JBRJ, a Trilha da Mata Atlântica e a visita guiada Cactáceas Costeiras na Interface Mata Atlântica–Oceano apresentam diversas espécies de plantas que fazem parte desse bioma. Através do Atlântico também foram trazidas e levadas espécies com usos tradicionais pelas sociedades humanas e que serão abordadas na visita Saberes e Olhares Diversos: Conexões da Mata Atlântica e a Cultura Oceânica", na Coleção Temática de Plantas Medicinais.
De árvores e cactos a algas, de mamíferos, pássaros e peixes aos corais, a riqueza da vida marinha e dos ecossistemas costeiros, como restingas e manguezais, estará representada em exposições, visitas e estandes no Museu do Jardim Botânico, no Acervo e Memória, no Galpão das Artes, e ao livre, no Arboreto, no Meliponário e no Corredor Cultural. No gramado do Lago das Tartarugas, os visitantes poderão interagir com uma baleia inflável de 16 metros de comprimento - uma iniciativa do Instituto Baleia Jubarte.
Visitantes de todas as idades poderão também aprender sobre a cultura oceânica e a biodiversidade marinha e costeira por meio de vários jogos e atividades lúdicas, como oficinas de argila e desenho, máscaras, fantasias, perguntas-e-respostas, jogos de memória, caça-palavras, contação de histórias e muito mais.
Para quem tiver interesse em um conhecimento mais aprofundado, a programação inclui também palestras presenciais e online e mesas redondas com especialistas do Jardim Botânico e de outras instituições.
O evento é patrocinado pela Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização da Salvatore e do JBRJ. Apoio: Associação de Amigos do Jardim Botânico - AAJB
São parceiros do JBRJ na 22ª SNTC: Embrapa Solos, PrevFogo, Firjan SENAI - Instituto SENAI de Tecnologia Química e Meio Ambiente (IST QMA): Projeto SIG@S Maricás, Instituto Baleia Jubarte, Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo (RESEXMAR-AC), Projeto Coral Sol: Ilhas do Rio; Instituto Mar à Vista e Shell Brasil.
Confira a Programação completa!