Notícias
Museu do Jardim Botânico participa da Semana Nacional de Museus
“O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” é o tema da 23ª Semana Nacional de Museus, que acontece, até o próximo domingo (18/5), em várias instituições culturais do país. O Museu do Jardim Botânico participa com programação variada.
A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre em comemoração do Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. O evento oferece uma ampla variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural e fortalecendo a relação das instituições museológicas com a sociedade.
Confira a programação do Museu do Jardim Botânico – de 15 a 18 de maio.
As atividades e a entrada no museu são gratuitas. Os ingressos gratuitos podem ser retirados em jbrj.eleventickets.com
Quinta-feira, 15 de maio
- Oficina: Meu Museu | 10h
Nesta oficina, os participantes serão convidados a descobrir o que é um museu, os diversos tipos que existem e os tesouros que eles podem abrigar. A proposta é estimular a imaginação criando um museu pessoal, reunindo objetos e histórias que tenham um significado especial para o visitante.
Ponto de encontro: Sala Multiuso
Público: a partir de 12 anos
Vagas: 50, por ordem de chegada
Sábado, 17 de maio
- Saberes ancestrais: Entre ervas e sais | 10h30
A oficina ensina a produzir sachês para escalda-pés, utilizando ervas desidratadas e sal grosso. O objetivo é proporcionar uma experiência sensorial que resgate saberes ancestrais, conectando os participantes aos aromas das plantas. Durante a atividade, os visitantes criarão seus próprios sachês, uma prática popular conhecida para promover relaxamento e estimular a circulação. Ao final, cada visitante levará seu sachê como lembrança dessa vivência.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: A partir de 7 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada
- Plantando Histórias: Samba, cultura e a tamarineira | 14h30
A proposta é construir memórias com muita arte e natureza, por meio da conexão entre o samba e a tamarineira (Tamarindus indica). Cada participante criará a sua própria bandeira, e tudo isso será celebrado em uma roda de samba debaixo da tamarineira do Jardim Botânico.
Ponto de encontro: jardins em frente ao Museu
Público: a partir de 7 anos
Vagas: 60, por ordem de chegada
Domingo, 18 de maio
- Visita educativa: cognitiva sensorial | 9h
A visita oferece adaptações nas exposições, como ajustes sonoros e a inclusão de objetos sensoriais, para equilibrar os estímulos e proporcionar uma experiência mais tranquila. O grupo será conduzido por um educador pelas exposições do Museu, explorando-as de forma multissensorial. Durante o percurso, os visitantes terão a oportunidade de interagir com materiais especialmente desenvolvidos para a experiência.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes
Vagas: 20, por ordem de chegada
- Semear | 10h30
A proposta é criar momentos únicos para o bebê. Com música, histórias, aromas e texturas, essa atividade sensorial conecta os pequenos à natureza de forma afetuosa e criativa.
Ponto de encontro: Sala Multiuso
Público: bebês de até 3 anos e seus responsáveis
Vagas: 20, por ordem de chegada
- Visita educativa: Mata Atlântica | 14h30
A visita apresenta a história da Mata Atlântica e sua rica biodiversidade, a partir das instalações e interatividades da exposição temporária Mata Atlântica: in-finitos encantos.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: crianças e famílias
Vagas: 20, por ordem de chegada