Notícias
JBRJ participa da III Jornada Rio-São Paulo de Botânica
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma das instituições organizadoras da III Jornada Rio-São Paulo de Botânica, que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realiza até sábado, 12 de julho, com o tema Mudanças Climáticas e a Nova Trajetória das Plantas.
Nesta sexta-feira, dia 11, pesquisadores do JBRJ e professores da ENBT participaram de três mesas redondas no evento. A mesa 3 - Em busca da flora perdida: os sinais de desaparecimento apontados pelos botânicos, contou com as palestras dos pesquisadores Massimo Bovini, Eduardo Pinheiro Fernandez e também da professora da UFRJ Lana Silvestre. Marcus Nadruz Coelho (JBRJ) foi o mediador.
Massimo falou sobre a flora em risco nas ilhas costeiras fluminenses. Ele discorrer sobre as condições que podem influenciar a diversidade de espécies em uma ilha, das maiores ameaças e esses ecossistemas e também de algumas espécies que se encontram nas Ilhas costeiras do Rio do Rio de Janeiro. A palestra de Eduardo Fernandez apresentou um panorama do estado de conservação da flora brasileira, dos desafios e principais ações de conservação que fazem parte do escopo do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ).
A mesa 4, mediada por Claudia Franca Barros (JBRJ), foi dedicada ao tema “Plantas medicinais e saberes tradicionais: flora e nativa e saúde”. A pesquisadora Viviane Kruel (JBRJ) abordou as plantas medicinais de uso tradicional na Mata Atlântica. “A gente tem uma história na Mata Atlântica de grande resistência - de pessoas e de conhecimentos. É impressionante”, destacou Viviane. Também compuseram a mesa as professoras Selma Ribeiro de Paiva e Ana Joffily Coutinho, ambas da UFF.
A mesa 5 teve como tema a Adaptação das plantas e resiliência dos ecossistemas às mudanças climáticas. Marinez Ferreira de Siqueira, diretora da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ), falou sobre os impactos previstos das mudanças climáticas nas plantas. A mesa foi mediada por Luiz Fernando Duarte de Moraes, da Embrapa, e teve também como palestrantes Fátima Aparecida Arcanjo (UFU) e Jerônimo Boelsums Barreto Sansevero (UFRRJ e ENBT/JBRJ).
O Centro de Responsabilidade João Carlos Silva (CRS/JBRJ) também marcou presença na III Jornada com a apresentação de pôsteres de alunos de iniciação científica do Ensino Médio.


