Notícias
Jardim Botânico do Rio promove Semana da Caatinga de 26 a 29 de abril
Arte: Lais Gonçalves, a partir de ilustrações de Marcia Quintela
Único bioma exclusivamente brasileiro, a Bioma Caatinga será tema de atividades especiais promovidas pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para celebrar sua riqueza biológica e cultural. De 26 a 29 de abril, o público poderá participar de visita guiada, exposição, contação de história e confecção de cordel.
Confira a programação:
. Visita guiada ao Cactário
Dia: 26/4 (sábado)
Horário: 14h
Local: Cactário
A visita será guiada pelo curador, Thiago Favares, com foco nas espécies nativas da Caatinga. Durante o percurso pelo complexo de cultivo, serão apresentadas as principais adaptações dessas plantas ao ambiente semiárido, além dos desafios envolvidos em seu cultivo e conservação fora do habitat natural. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo e-mail cvis@jbrj.gov.br ou telefone (21) 3874-1808 / 1214.
. Plantando histórias: umbuzeiro
Dia: 26/4 (sábado)
Horários: Às 10h30 e às 14h30
Local: Museu do Jardim Botânico
O umbuzeiro (Spondias tuberosa), árvore sagrada da Caatinga, é o protagonista dessa contação de histórias, que mescla literatura e arte para sensibilizar sobre a importância da biodiversidade. Os participantes serão convidados a refletir sobre o bioma, suas espécies e as relações entre cultura e natureza.
. Plantas ameaçadas e onde habitam
Dias: 28 e 29/4 (segunda e terça-feira)
Horário: das 10h às 16h
Local: Museu do Jardim Botânico
Exposição dos trabalhos realizados pelo CNCFlora/JBRJ, acompanhada de um jogo da memória interativo. Serão apresentados os materiais já publicados pelo Centro, como livros vermelhos, e um painel contendo os dados mais atualizados sobre espécies avaliadas e ameaçadas no bioma. Além disso, serão exibidos instrumentos utilizados na coleta e estudo de espécimes botânicas, como pinças, podões e exsicatas. O público terá acesso a informações sobre o fluxo de avaliação de risco de extinção, além de fichas detalhadas sobre espécies ameaçadas da Caatinga.
. Caatinga em foco: descobertas botânicas a partir do Jabot
Dias 28 e 29/4 (segunda e terça-feira)
Horário: das 10h às 16h
Local: Museu do Jardim Botânico
A atividade convida o público a conhecer a Caatinga por meio da riqueza das coleções botânicas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Por intermédio do sistema Jabot - repositório digital de dados científicos sobre plantas -, o público pode explorar registros, imagens e informações sobre as espécies da Caatinga que fazem parte do acervo do herbário da instituição. O Jabot é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de coleções botânicas, reunindo dados de espécimes coletados em campo, cultivados em jardins e analisados em laboratórios. A atividade propõe uma viagem pela diversidade vegetal da Caatinga, destacando espécies endêmicas, ameaçadas e de importância ecológica e cultural.
. Confecção de cordel por meio da técnica de isopografia (xilogravura em isopor)
Datas: 28 e 29/4 (segunda e terça-feira)
Horário: das 9h às 16h
Público-alvo: de 4 a 12 anos
Local: Serviço de Educação Ambiental
Serão utilizadas espécies nativas e representativas do bioma para ilustrar e compor o trabalho, além de jogos interativos sobre o tema e distribuição de cartilhas para os participantes. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo e-mail educativo@jbrj.gov.br