Notícias
Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove debate sobre a história e memória dos Pretos Novos
No dia 6 de outubro, o Museu do Jardim Botânico realiza a terceira edição do Fórum Negritude em Foco, programação dedicada à valorização das culturas afro-brasileiras e à promoção de debates sobre memória, história e meio ambiente. O encontro será das 14h às 16h, na Sala Multiuso do Museu, com entrada gratuita.
Nesta edição, a convidada é Ynaê Lopes dos Santos, professora de História da América na Universidade Federal Fluminense. A palestra terá como tema “Quem eram os nossos Pretos Novos?” e contará com mediação de Marcelo Ferreira, coordenador de engenharia do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O Fórum Negritude em Foco integra a primeira fase do Plano de Ações Afirmativas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, lançado em 2024 com a inauguração do Memorial das Mãos Negras. A iniciativa busca ampliar o diálogo étnico-racial dentro da instituição e fortalecer o compromisso do JBRJ com uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva. A cada edição, o Fórum reúne especialistas de referência em áreas como história, museologia, antropologia e conservação ambiental.
Sobre a convidada
Ynaê Lopes dos Santos é professora de História da América na Universidade Federal Fluminense. É bacharel, mestre e doutora em História pela Universidade de São Paulo. Suas áreas de pesquisa abrangem a História da Escravidão nas Américas, as relações étnico-raciais no continente e o ensino de História da África e da questão negra no Brasil, com livros publicados nessas áreas.
É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Bolsista de Produtividade do CNPq e coordenadora do GT Afro-Américas da ANPUH. Colunista da DW Brasil, atuou como consultora do Projeto Querino, curadora da exposição permanente do Cais do Valongo (UNESCO) e da mostra Pequenas Áfricas. O Rio que o samba criou (IMS). Entre suas obras publicadas estão Além da Senzala (2010), História da África e do Brasil Afrodescendente (2017), Juliano Moreira: o médico negro na fundação da psiquiatria brasileira (2020), Racismo Brasileiro. Uma história da formação do país (2022) e Irmãs do Atlântico. Escravidão e espaço urbano no Rio de Janeiro e Havana (2025).
Serviço
Fórum Negritude em Foco: Quem eram os nossos Pretos Novos?
Com Ynaê Lopes dos Santos (UFF)
Data: 6 de outubro de 2025 (segunda-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico - 1º pavimento
Vagas: 50, por ordem de chegada
Entrada gratuita | Classificação livre
Transmissão ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube.
Museu do Jardim Botânico
Visitação: quinta a terça-feira (fechado às quartas) | 10h às 17h
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Entrada gratuita