Notícias
Felipe Bernardino Guimarães, do Ibama, é o convidado do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para edição especial do Fórum de Biodiversidade
Proposta de inclusão do pau-brasil no Anexo I da CITES é o tema da palestra, que será realizada em 6 de maio, no Museu do Jardim Botânico
Em celebração do Dia do Pau-brasil, comemorado em 3 de maio, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro promove uma edição especial do Fórum de Biodiversidade com a participação de Felipe Bernardino Guimarães, analista ambiental do Ibama e referência nacional na identificação anatômica de madeiras. A atividade será realizada na terça-feira, 6 de maio, às 14h30, na Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico, com entrada gratuita, mediante lotação.
O tema da palestra será a proposta de inclusão do pau-brasil (Paubrasilia echinata) no Anexo I da CITES – a lista que reúne as espécies mais ameaçadas de extinção, cujo comércio internacional é permitido apenas em circunstâncias excepcionais. “Vou tratar também das fraudes e ilícitos ambientais envolvendo a indústria de arcos de violino, que foram descortinadas pela Operação ‘Dó Ré Mi’, do Ibama”, explica o palestrante.
Espécie nativa da Mata Atlântica e árvore nacional do Brasil, o pau-brasil é atualmente classificado como ameaçado de extinção. Com ampla experiência na fiscalização do comércio ilegal de madeiras e no controle da exportação de espécies protegidas, Guimarães atua como autoridade administrativa da CITES no país e tem dedicado sua trajetória à capacitação de agentes públicos no combate a crimes ambientais relacionados à madeira.
O Fórum de Biodiversidade é voltado para especialistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do JBRJ no YouTube, com emissão de certificado de participação para o público presencial e online.
Realizado mensalmente no Museu do Jardim Botânico, o Fórum de Biodiversidade é coordenado por um conselho de especialistas do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e promove o debate sobre conservação da biodiversidade e temas ambientais essenciais.