Notícias
De Flor em Flor: Museu do Jardim Botânico celebra o Dia das Crianças com programação especial
Atividade interativa da programação De Flor em Flor | Foto: Leandro Ferreira
Para comemorar o Dia das Crianças, o Museu do Jardim Botânico realiza uma edição especial do “De Flor em Flor”, nos dias 11 e 12 de outubro. Sucesso durante as férias, o evento retorna com uma série de atividades gratuitas que transformam os jardins e espaços do Museu em um grande território de descobertas e diversão em meio à natureza.
A programação inclui visitas mediadas, oficinas de arte e ciências e brincadeiras educativas desenvolvidas para despertar a curiosidade das crianças sobre o universo botânico de forma leve e criativa. As atividades são abertas e a participação é por ordem de chegada.
No sábado (11/10), o público poderá participar dos “Jogos Botânicos”, que apresentam de maneira lúdica as espécies e biomas brasileiros; das oficinas “Arte e Natureza”, com destaque para a confecção de petecas com elementos naturais; e da oficina “Flores do Meu Jardim”, dedicada à observação e ao desenho das flores do Jardim Botânico.
Já no domingo (12/10), o dia será dedicado às brincadeiras inspiradas nas culturas tradicionais da Mata Atlântica, às experiências musicais e sensoriais com o grupo Lekolé, à atividade investigativa “Em busca da árvore perdida”, e à visita lúdica “Rios Voadores”, inspirada na obra de Ailton Krenak, que convida as crianças a imaginar os caminhos invisíveis da água no céu da Amazônia.
Além da programação especial, o público pode explorar as exposições e instalações do Museu, como “Copa, Casa, Cosmos”, de Estevão Ciavatta, narrada por Regina Casé, que propõe uma imersão poética na árvore amazônica sumaúma (Ceiba pentandra). Outro destaque é a mostra “Mata Atlântica: in-finitos encantos”, que une arte e ciência para revelar a riqueza desse bioma e reforçar a importância da conservação da biodiversidade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sábado, 11 de outubro
10h às 12h - Jogos Botânicos
Aprender brincando é mais divertido! Nesta atividade, as crianças exploram o universo das plantas e dos biomas brasileiros por meio de jogos coletivos que estimulam o raciocínio, o trabalho em equipe e o encantamento pela biodiversidade.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Crianças a partir de 6 anos
Vagas: 10 por sessão, por ordem de chegada
14h às 15h e 15h às 16h - Oficina Arte e Natureza: Petek’as, com Carmel Puri
Inspirada na tradição indígena, esta oficina convida os participantes a criar suas próprias petecas artesanais, usando elementos naturais como palha de milho. Uma vivência cheia de movimento, criatividade e ancestralidade, que resgata o brincar como forma de conexão com a natureza.
Local: Jardim em frente ao Museu
Público: Crianças a partir de 6 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada
16h30 às 17h30 - Oficina Arte e Natureza: Flores do Meu Jardim
Um convite para observar, imaginar e desenhar as flores do Jardim Botânico. As crianças aprendem a olhar com sensibilidade para as cores, formas e texturas da natureza, criando suas próprias interpretações florais em uma experiência de arte e contemplação.
Local: Jardim em frente ao Museu
Público: A partir de 6 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada
Sábado, 12 de outubro
10h às 17h - Brincadeiras tradicionais da Mata Atlântica
Um dia inteiro para redescobrir o prazer das brincadeiras ao ar livre! Inspiradas nas culturas tradicionais da Mata Atlântica, essas vivências celebram saberes ancestrais e fortalecem o vínculo entre corpo, escuta e coletividade.
Local: Jardim em frente ao Museu
Público: Crianças de 4 a 12 anos
Vagas: 20 por sessão, por ordem de chegada
10h30 às 11h15 e 11h30 às 12h15 - Semear, com Lekolé
Uma experiência poética e sensorial que une música, afeto e imaginação. Através de canções e histórias encantadoras, o grupo Lekolé convida bebês e crianças a descobrirem a natureza com todos os sentidos.
Local: Jardim em frente ao Museu
Público: Bebês de 0 a 3 anos (10h30); e crianças de 4 a 10 anos (11h30)
Vagas: 20 por sessão, por ordem de chegada
14h30 às 15h30 - Em busca da árvore perdida
Uma aventura investigativa pelo Museu! As crianças são convidadas a seguir pistas e resolver enigmas para encontrar uma árvore misteriosa — aprendendo, no caminho, sobre o trabalho científico realizado pelos pesquisadores do Jardim Botânico e a importância da conservação da flora brasileira.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Crianças de 07 a 10 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada
16h às 17h - Rios voadores
Inspirada na obra “Um rio um pássaro”, de Ailton Krenak, esta visita lúdica apresenta o fascinante fenômeno dos rios voadores — correntes invisíveis de vapor que levam a umidade da Amazônia por todo o continente. Uma viagem imaginária pelo céu das florestas, unindo ciência, poesia e encantamento.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento
Público: Crianças de 03 a 06 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada
Serviço
De Flor em Flor - Especial Dia das Crianças
Sábado e domingo, 11 e 12 de outubro, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Museu do Jardim Botânico
Visitação: quinta a terça-feira (fechado às quartas) / 10h às 17h (permanência até as 18h)
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Entrada gratuita.