Notícias
Bioma Amazônia: descobertas, experiências e aprendizado no Jardim Botânico do Rio
Uma programação especial reunirá diversas atividades para o público
Fundamental para o equilíbrio climático do planeta, o bioma Amazônia ganha destaque no Jardim Botânico do Rio de Janeiro entre os dias 6 e 12 de setembro. Uma programação especial reunirá diversas atividades para sensibilizar o público e ampliar o conhecimento sobre esse bioma de grande riqueza biológica, mas que enfrenta ameaças como desmatamento, queimadas e exploração ilegal de madeira.
Entre as atrações, o visitante poderá ver de perto 20 espécies de plantas originárias do bioma amazônico cultivadas no arboreto, como a seringueira, a sumaúma, o pau-mulato e o açaizeiro. Quem for ao Jardim Botânico do Rio também poderá participar de atividades educativas, lúdicas e imersivas.
Confira a seguir a programação completa.
Sábado, 6/9
Plantando Histórias: Vitória-régia
A lenda da vitória-régia é um dos contos mais marcantes da cultura dos povos originários da Amazônia. Nesta atividade, as crianças e suas famílias são convidadas a vivenciar essa história por meio de uma contação interativa. O enredo revela a relação entre seres humanos e natureza, destacando a simbologia da vitória-régia (Victoria amazonica) como um símbolo de transformação e ancestralidade.
Local: Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico
Horários: 10h30 e 14h30
Público: crianças e famílias
Vagas: 20, por ordem de chegada.
Gratuita.
Contação de histórias e oficina de artes para crianças a partir de 4 anos
Local: EcoVilla Ri Happy
Horário: 15h
Gratuita.
Domingo, 7/9
Visita educativa: Rios voadores
Inspirada no livro Um rio um pássaro, de Ailton Krenak, essa visita lúdica apresenta o fenômeno dos rios voadores — um curso de água invisível que nasce da evapotranspiração das árvores da Amazônia e percorre o continente sul-americano.
Ponto de encontro: Sala de Acolhimento do Museu do Jardim Botânico
Horários: 10h30 e 14h30
Público: crianças de 3 a 6 anos
Vagas: 20, por ordem de chegada.
Gratuita.
Segunda (8), terça (9), quinta (11) e sexta (12/9)
Atividades educativas do Serviço de Educação Ambiental para escolas inscritas.
Sexta, 12/9
Trilha da Amazônia
Em uma área cortada pelo Rio dos Macacos, a Região Amazônica no Jardim Botânico do Rio abriga uma das maiores coleções vivas do arboreto. Lá estão espécies introduzidas pelo naturalista Adolpho Ducke, ex-chefe da seção de botânica do Jardim, após viagens à Amazônia. No passeio guiado, são apresentadas 20 espécies de plantas originárias do bioma amazônico cultivadas no Jardim Botânico. Entre os destaques, estão a seringueira, a sumaúma, o pau-mulato e o açaizeiro.
Horário de concentração: 9h30
Ponto de encontro: Galpão das Artes
Gratuita, com cobrança de ingresso para o Arboreto.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo site jbrj.eleventickets.com
Jogo e Exposição do Bioma Amazônia
Atividade educativa e interativa, voltada para o público de todas as idades, promovida pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ. A atividade é composta por duas ações integradas. Os visitantes poderão participar de um jogo de cartas com espécies do Bioma Amazônia, em uma dinâmica de adivinhação baseada em perguntas e respostas que estimulam a curiosidade, o raciocínio lógico e o aprendizado sobre a biodiversidade da região. Além disso, os visitantes poderão conferir um espaço expositivo instagramável, com imagens que destacam a biodiversidade do bioma amazônico em um ambiente imersivo e visualmente atrativo.
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Galpão das Artes