PUBLICAÇÃO

Revista do Patrimônio está com chamada aberta para novo dossiê

As contribuições sobre o tema “Patrimônios Sonoros, Acervos e Direitos à Memória” podem ser enviadas até 20 de dezembro

Publicado em 15/10/2026 10:56
Compartilhe:
Revistas do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Foto: Amanda Gil/Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está com nova chamada aberta para a submissão de trabalhos para a Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com o dossiê “Patrimônios Sonoros, Acervos e Direitos à Memória”. Interessados em publicar na revista podem acessar o site revistadopatrimonio.iphan.gov.br para saber mais sobre a política editorial e as diretrizes para autores. O envio dos artigos para avaliação deve ser feito por meio deste link até 20 de dezembro.

É indicada a submissão de manuscritos como ensaio original, artigo original, entrevista, memória, resenha, ensaio visual, tradução, relato de experiência e revisão bibliográfica.

A proposta deste dossiê dialoga com a emergência das reflexões sobre os processos de patrimonialização de sons e coleções audíveis e seus papéis fundamentais na garantia do direito à memória, cidadania e diversidade cultural.

Interessam os debates recentes sobre a produção, circulação, salvaguarda, repatriamentos de acervos sonoros, assim como as disputas e impactos em torno dos instrumentos de chancela de diferentes instituições.

Para além disso, o dossiê também propõe uma reflexão sobre o papel dos diferentes atores sociais que atuam neste campo constituído por detentores, pesquisadores, instituições públicas e privadas, entre outras, observando de que modo tensionam o campo dos patrimônios sonoros.

De tal modo, pesquisadores de distintas áreas de conhecimento e atuação são convidados a submeterem contribuições nos seguintes eixos temáticos:

  • Epistemologias do Som e Patrimonialização: conceitos, abordagens teóricas e metodológicas nos estudos sobre sons e seus respectivos processos de patrimonialização; desafios, impactos e tensionamentos em torno dos processos de patrimonialização de coleções sonoras;

  • Coleções Fonográficas e Circuito Musical: estudos de caso e análises sobre acervos sonoros e sua relação com a vida social, mediações e circuitos culturais;

  • Políticas de Salvaguarda, Arquivo e Preservação: desafios da conservação preventiva, obsolescência de mídias analógicas/digitais, políticas de preservação  e gestão de acervos sonoros em instituições de memória;

  • Acesso, Difusão e Cultura Digital: práticas de difusão, repositórios abertos, curadoria digital e democratização do acesso a documentos sonoros;

  • Restituição, Repatriamento e Epistemologias Decoloniais: debates éticos, jurídicos e políticos em torno da posse física, repatriação simbólica e direitos de uso de registros fonográficos;

  • Direito à Memória, Identidades e Soberania Arquivística: usos do patrimônio sonoro por comunidades tradicionais, grupos subalternizados e movimentos sociais na afirmação de suas memórias e identidades;

  • Plataformização, Sistemas de Recomendação, Inteligência Artificial e Acervos Sonoros: os impactos da plataformização, da inteligência artificial e dos sistemas de recomendação de arquivos digitais nos processos de produção, disponibilização e acesso a acervos sonoros-musicais.

Serviço
Revista do Patrimônio - Dossiê “Patrimônios Sonoros, Acervos e Direitos à Memória”
Prazo de submissão: 20 de dezembro
Link para envio: revistas.iphan.gov.br  

Mais informações     
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br     
Dúvidas -revistadopatrimonio@iphan.gov.br

www.iphan.gov.br 
www.instagram.com/iphangovbr/      
www.facebook.com/IphanGov 
www.x.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe: