Notícias
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Bolsa Oficial de Café — Museu do Café tem programação especial de aniversário
Foto: Victor Hugo Mori
O edifício da Bolsa Oficial de Café, inaugurado durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922, em Santos (SP), terá programação especial nos dias 6 e 7 de setembro (sábado e domingo) para celebrar os seus 103 anos de existência. A construção funciona como museu desde 1998 e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2012.
Desde 1998, o espaço abriga o Museu do Café e, durante todo o fim de semana, a visitação será gratuita com direito a visitas mediadas às 10h, 11h e 16h, que terão como foco a história do prédio, acompanhadas de materiais educativos que mostram como era a ocupação dos espaços e salas na época em que o edifício funcionava como Bolsa Oficial de Café.Também nos dois dias de programação, das 10h às 18h, será possível acompanhar um live painting no terreno anexo ao edifício, feito pela artista Isadora Ribeiro. A obra em grafite combina cor, criatividade e contemporaneidade, dialogando com a nova identidade do Museu do Café. Ela será desenvolvida na presença do público em uma experiência artística única e será um presente para o local.
No sábado, às 15h, no Salão do Pregão, antigo palco das negociações diárias de café, haverá a apresentação musical One Man Band, de Vasco Faé. O show faz parte do Festival Clube do Blues de Santos, iniciativa que integra o calendário oficial de eventos da cidade e completa 17 anos em 2025.
Bolsa Oficial de Café
Originalmente, o edifício Bolsa Oficial de Café tinha como objetivo centralizar e organizar as operações comerciais do café, sendo um dos principais centros de negociação da mercadoria no Brasil no início do século 20. Projetado em estilo eclético, o prédio apresenta elementos arquitetônicos neoclássicos, renascentistas e art déco, destacando-se pela riqueza de detalhes decorativos, como pisos de mármore de Carrara, vitrais coloridos e painéis pintados por artistas renomados.
A construção é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2012, com inscrição nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes, reconhecendo sua importância cultural, histórica e artística. O Museu do Café, criado em 1998, celebra a história, produção e consumo do café no Brasil, atraindo cerca de 400 mil visitantes por ano.
Conheça o patrimônio
Bolsa Oficial de Café — Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos (SP)
Dias e horários de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h)
Ingressos: R$ 16 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos
Mais informações: (13) 3213-1750
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil - amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

