Notícias
RECOMEÇO
Segurados de Cuiabá (MT) recebem próteses e órteses em reabilitação profissional
Dois segurados receberam as próteses em Cuiabá (MT)
A reabilitação profissional, muitas vezes, exige adaptações físicas para os segurados do INSS. Nesses cenários, órteses e próteses são cruciais não só para a retomada da vida profissional, mas também para uma rotina com maior autonomia. Em Cuiabá (MT), o INSS tem garantido esse apoio e, na primeira semana de dezembro, a Agência da Previdência Social (APS) Cuiabá-Centro entregou mais seis desses importantes recursos, elevando para 50 o total de próteses definitivas fornecidas pela Gerência-Executiva local desde 2023.
Essa iniciativa contou com o acompanhamento da equipe de Reabilitação Profissional das Gerências-Executivas de Cuiabá e Belém. De Cuiabá, estiveram presentes as assistentes sociais Érika Paula e Marli Stabilito; de Belém (PA), a perita médica Elzilene Viegas e o fisioterapeuta Diogo de Sá. Os dispositivos entregues, que incluem extensões de braços, pernas e joelhos, apoiam segurados em seu processo de reabilitação.
Entre os beneficiados, destaca-se Valdemir, de 54 anos. Ele sofreu um acidente em 2015 e, após quatro anos de cirurgias e complicações, precisou amputar a perna em 2019 devido a uma infecção. Valdemir, que trabalhava como construtor civil, recebe auxílio por incapacidade desde o ocorrido. Com a nova prótese, ele expressa esperança e a expectativa de mais qualidade de vida. “A expectativa agora é melhorar minha movimentação. Vou poder me deslocar com mais facilidade no meu dia a dia, sem a muleta, que é muito trabalhosa”, afirmou.
Como funciona
O acesso à reabilitação profissional geralmente começa com o pedido de benefício por incapacidade temporária, mas o interessado também pode solicitar diretamente a avaliação para prótese. O médico perito analisa cada caso e, se indicado, encaminha o cidadão ao programa de Reabilitação Profissional do INSS.
Essa jornada inclui a definição do dispositivo adequado, a seleção da empresa fornecedora por meio de licitação, a realização de medições individualizadas e uma entrega provisória para adaptação – fase que pode durar de 30 a 120 dias. Após os ajustes necessários, o dispositivo é entregue de forma definitiva.
Como solicitar
A reabilitação profissional começa com o agendamento de uma perícia médica. Os interessados podem fazer a solicitação pela Central 135, escolhendo o serviço “Benefício por Incapacidade Temporária”.
O acompanhamento pode ser realizado pela Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), ou pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
Texto e Foto: Secom/MT
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br