Notícias
OPORTUNIDADE
Reabilitação Profissional: INSS apoia segurados na retomada da vida e do trabalho
Wilson Alexandre em seu ambiente de trabalho depois de passar pelo Serviço de Reabilitação Profissional do INSS
A Reabilitação Profissional é um programa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que apoia o trabalhador em momento de fragilidade, permitindo que ele volte ao mercado de trabalho de forma adaptada após uma doença ou acidente.
O programa oferece cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço, fornecimento de próteses (que substituem uma parte do corpo) e órteses (que auxiliam na mobilidade ou função), além de acompanhamento especializado, com o objetivo de garantir qualidade de vida, autonomia e reinserção no trabalho.
Como funciona o programa?
Para participar, o segurado deve solicitar primeiro o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e passar por perícia médica, que identifica suas necessidades e avalia se é o caso de encaminhamento para a Reabilitação Profissional.
Durante todo o período de reabilitação, o segurado mantém o benefício. Ao final, se estiver apto, pode retornar ao mercado de trabalho. Se não tiver condições, passa a receber o Benefício por Incapacidade Permanente (aposentadoria por invalidez).
Cada pessoa é acompanhada por um profissional de referência, que desenvolve um projeto individualizado, avaliando o caso e definindo os recursos necessários para garantir a volta ao trabalho.
No caso das próteses e órteses, o processo é realizado em três etapas: na primeira é feita a medição, na segunda o segurado recebe a prótese provisória, e, na terceira, a definitiva.
Histórias que inspiram
Um exemplo de superação é o de Wilson Alexandre Primo, 52 anos, que trabalhou como mecânico de refrigeração até sofrer uma grave lesão na coluna. Após cirurgia, passou quase 15 anos afastado, mas encontrou no programa do INSS a chance de recomeçar.
Wilson realizou curso no Senac e participou de treinamento em uma empresa parceira. “Eu estava em casa, deprimido, achando que não voltaria a trabalhar. O programa aumentou minha autoestima e me deu uma nova chance”, conta. Hoje, ele atua como mensageiro, em uma função que lhe trouxe qualidade de vida e esperança de futuro.
Colaboração que abre portas
Para o INSS, as empresas parceiras são fundamentais nesse processo. Elas abrem as portas para que os segurados coloquem em prática o que aprenderam nos cursos profissionalizantes ou durante os treinamentos.
Fernanda Lima, chefe do Serviço de Reabilitação Profissional da Superintendência do INSS no Rio de Janeiro, explica como funciona a última etapa do programa: “O segurado finaliza o treinamento, é certificado pelo INSS, recebe alta do benefício e, se houver interesse do segurado e da empresa parceira, ele pode ser contratado.”
A gerente de RH de uma das empresas parceiras, a Mark Building, Debora Vasques, reforça: “É gratificante ver pessoas que, após o treinamento, conseguem reingressar no mercado de trabalho e conquistar um cargo. Isso é um sucesso para todos.“
Assista
Conheça, no vídeo, a trajetória do Wilson e entenda como o apoio do INSS transforma vidas.
Quer ser parceira do INSS?
Empresas que desejam apoiar a reintegração de segurados em reabilitação profissional podem se tornar parceiras do INSS. O contato deve ser feito com o Serviço de Reabilitação Profissional no estado. Cada parceria ajuda a mudar destinos.
Ascom INSS
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
