Notícias
REDUÇÃO DA FILA
Presidente do INSS acompanha mutirão em Planaltina (DF)
Presidente do INSS conversa com segurados que aguardam atendimento em mutirão.
No sábado (6), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, participou do mutirão de atendimentos realizado na Agência da Previdência Social de Planaltina, no Distrito Federal. A ação fez parte de uma série de mutirões realizados em todo o Brasil desde junho. No último fim de semana, o INSS totalizou 518 atendimentos entre perícia médica e avaliação social no Distrito Federal.
O mutirão em Planaltina foi destinado a pessoas que aguardavam a perícia médica, etapa obrigatória para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e do auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Em Planaltina, foram disponibilizadas 240 vagas, enquanto em Taguatinga foram 198 vagas para perícia médica e 80 para avaliação social.
Durante a visita, Waller explicou o funcionamento do atendimento: "As perícias foram conectadas: o segurado vem à agência, é acompanhado pelo servidor que digitaliza a documentação, e o médico faz o atendimento online. Isso permite atender em todo o Brasil, mesmo onde não há médico lotado." Todos os cidadãos atendidos agendaram previamente, pelo telefone 135 ou pelo site/aplicativo Meu INSS.
O vigilante Edno Rodrigues precisou passar por uma perícia médica para concessão do auxílio por incapacidade temporária. Em 31 de agosto, ele sofreu um acidente, fraturando a bacia e a coluna. "Eu acreditava que aqui no INSS seria um atendimento demorado, mas não, foi muito rápido. Eles estão de parabéns, gostei muito. Já foi tudo encaminhado, estou levando a documentação", contou.
Ações para reduzir a fila
Em entrevistas à imprensa, o presidente Gilberto Waller detalhou as iniciativas do INSS para gerenciar a demanda de benefícios em todas as regiões do país e reduzir a fila: "Fazemos mutirões, pagamos bônus aos servidores para hora extra, formamos grupos de trabalho, investimos na automação dos serviços e criamos um comitê de gerenciamento da fila para monitorar, avaliar e propor soluções".
A agência de Planaltina (DF), por exemplo, não contava com peritos médicos para atendimento rotineiro. Recentemente, três novos profissionais foram incorporados à equipe. "Com isso, conseguimos diminuir a fila e o tempo de espera na região", reforçou o presidente.
O fim de semana contou com mutirões simultâneos em todas as regiões do Brasil, abrangendo atendimentos de perícia médica, realizados em parceria com o Ministério da Previdência Social, e de avaliação social do INSS.
Texto e Fotos: Ascom INSS
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br


