Notícias
ACESSO
Perícia Médica Conectada chega a Pontes e Lacerda (MT)
Segurada realiza teleperícia em Agência da Previdência Social. Foto: Rafael Carvalho.
Os segurados da região oeste de Mato Grosso agora contam com um novo serviço na Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Pontes e Lacerda: a Perícia Médica Conectada, também conhecida como teleperícia. A nova modalidade de atendimento, realizada por meio de videoconferência na agência, permite a realização de perícias médicas à distância, por profissionais de outras localidades. A disponibilidade do serviço começou na última semana e será oferecido todas as quintas-feiras, mediante agendamento pelo Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo) ou pela Central 135.
Segundo a gerente da agência de Pontes e Lacerda, Renilda Santiago, a implantação representa um avanço importante para a região. "Com muita satisfação, implantamos o serviço que torna o atendimento mais ágil e acessível, especialmente para segurados que residem em localidades distantes ou têm dificuldades de deslocamento", afirma.
Agora, o cidadão comparece à agência no dia marcado, e a perícia médica é realizada por um perito médico federal por meio de videoconferência. O novo formato não substitui a perícia presencial quando necessária, mas complementa o atendimento, reduzindo filas e ampliando a cobertura em Pontes e Lacerda e em municípios vizinhos, como Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Nova Lacerda, Conquista d'Oeste, Vale de São Domingos, Jauru e Figueirópolis d'Oeste.
Além de Pontes e Lacerda, outras agências do INSS em Mato Grosso oferecem a nova modalidade, ajudando a ampliar a cobertura do estado e beneficiando mais de 893 mil habitantes. Na área de abrangência da Gerência-Executiva do INSS em Cuiabá (MT), as agências de Água Boa e Mirassol do Oeste também oferecem o serviço.
O gerente-executivo do INSS em Cuiabá, Odair Egues, destaca o impacto positivo do serviço para os segurados da região. "A chegada da teleperícia a Pontes e Lacerda representa um passo significativo na aproximação do INSS com o cidadão. Essa tecnologia encurta distâncias e garante que pessoas de municípios mais afastados possam realizar sua perícia sem precisar percorrer grandes trajetos. É um avanço que leva dignidade, economia e agilidade a quem mais precisa do serviço público", destaca.
O uso da telemedicina foi instituído em 2024 pela Portaria no 674 do Ministério da Previdência Social, que autoriza a modalidade remota de perícia para benefícios por incapacidade permanente, incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, além das perícias de reavaliação e avaliação biopsicossocial da deficiência, conforme a Lei no 13.146/2015.
Texto: Secom/MT
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br