Notícias
ATENDIMENTO
No Nordeste, mutirões do INSS alcançam 1,2 mil atendimentos no fim de semana
Chefe do Serviço Social do INSS no Nordeste, Fátima Brasil realiza atendimento a segurada durante mutirão no Nordeste. Foto: ACS/Nordeste.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, no último fim de semana (18 e 19), mutirões de avaliação social e perícia médica em oito cidades do Nordeste, totalizando mais de 1,2 mil atendimentos. Essas iniciativas visam ampliar o acesso da população aos seus direitos previdenciários e assistenciais.
"Os mutirões têm um significado muito maior do que a antecipação de processos. Eles representam a presença do INSS onde as pessoas mais precisam, garantindo justiça, proteção e o olhar humano que é a essência da política social brasileira", afirmou o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcus Vinícius.
Avaliações Sociais
Foram realizadas 734 avaliações sociais em 10 Gerências-Executivas (GEXs) da região. As equipes de Serviço Social atuaram em Fortaleza (CE), Vitória da Conquista (BA), João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA), Teresina (PI), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL) e Campina Grande (PB).
Em Fortaleza, os atendimentos ocorreram na APS Centro Oeste, com 129 avaliações, e Parquelândia, com 40. Na Bahia, a gerência de Vitória da Conquista realizou 20 atendimentos, enquanto a agência de Feira de Santana registrou 46. Na Paraíba, as ações concentraram-se em João Pessoa Centro (66), Guarabira (20), Sapé (49), Santa Rita (49), Esperança (28) e Cajazeiras (16), totalizando mais de 200 atendimentos no estado. No Piauí, em Teresina, fora 97 avaliações; em Juazeiro do Norte (CE), 86; e em Maceió (AL), 88 atendimentos.
"A equipe de Serviço Social do INSS proporciona acolhimento e orientação aos usuários. É um trabalho que vai além da análise documental: enxergamos a realidade das pessoas e garantimos que o benefício chegue a quem realmente precisa", destacou Fátima Brasil, chefe do Serviço Social do INSS no Nordeste.
Perícia Médica
Além das avaliações sociais, a perícia médica promoveu uma ação especial em São Luís (MA), contabilizando mais de 480 atendimentos em dois dias de mutirão. Outras localidades também participaram com resultados expressivos: em Vitória da Conquista (BA), foram 38 atendimentos de perícia médica e, em Fortaleza (CE), na APS Centro-Oeste, mais 10, totalizando 48 perícias.
Os mutirões continuam em diferentes localidades do Brasil, reafirmando o compromisso do INSS com a eficiência, humanidade e proteção social. Os agendamentos podem ser feitos pela Central 135 ou pelo aplicativo/site Meu INSS.
Texto: ACS Nordeste
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br