Notícias
INCLUSÃO SOCIAL
No Jalapão (TO), INSS totaliza 252 atendimentos à população local
Segurada Marilene da Silva, 55 anos, segura carta de benefício da aposentadoria, concedida na ação.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou 252 atendimentos durante participação no projeto “Justiça Cidadã no Cerrado”, realizado na comunidade de Mateiros, região do Jalapão, localizada a aproximadamente 350 km de Palmas (TO). A iniciativa promovida pela Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) ocorreu nesta semana, de 20 a 22 de outubro, ofereceu atendimento jurídico e serviços públicos essenciais à população em situação de vulnerabilidade.
Além dos atendimentos administrativos, o INSS também realizou perícias médicas e avaliações sociais de forma remota. A ação contou com orientação e informação especialmente voltadas para a população quilombola, que enfrenta dificuldades históricas de acesso a serviços públicos. Os educadores previdenciários esclareceram dúvidas e informaram sobre os direitos previdenciários.
Marilene da Silva, 55 anos, teve a aposentadoria concedida durante a ação. Moradora da região de Mateiros, sempre trabalhou na área rural. “Muitas pessoas precisam de um mutirão desse. Nem todo mundo tem condição de ir ‘lá fora’ procurar seus direitos. Estou muito feliz com o atendimento e saio daqui realizando o sonho da aposentadoria”, comentou emocionada com a carta de concessão em mãos.
O gerente-executivo do INSS em Palmas (TO), Silvano Coelho Lira, destacou a importância da iniciativa. “A presença do INSS nesses mutirões é fundamental para garantir que o direito chegue a quem mais precisa. É uma ação que alia sensibilidade social e compromisso com o cidadão. E dessa vez nenhum atendimento ficou sem resolução, pois a perícia médica e avaliação social realizadas à distância somaram-se aos serviços ofertados”, destacou.
Além do INSS e da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), diversos órgãos públicos participaram da mobilização, como secretarias estaduais e municipais, defensorias, agências de assistência social, direitos humanos, entre outros.
Texto: Secom/TO
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br