Notícias
ATENDIMENTO
INSS reforça atendimento à população afetada por tornado em Rio Bonito do Iguaçu (PR)
Atendimento do INSS em Rio Bonito do Iguaçu (PR). Foto: Diogo Guimarães.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já atendeu 120 moradores da cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) na ação emergencial do Governo Federal de apoio às vítimas do tornado que atingiu o município no último dia 7. Desde a última quarta-feira (12), o Instituto mantém uma base de atendimento presencial para garantir a análise prioritária de benefícios e agilizar o acesso dos moradores aos serviços previdenciários. Para viabilizar o atendimento, a Superintendência Regional Sul disponibilizou um veículo para o deslocamento de servidores.
Além disso, os segurados da região contam com outras duas medidas de reforço: a antecipação do pagamento dos benefícios para o dia 24 de novembro e a possibilidade de solicitar o adiantamento de um valor equivalente a um mês de benefício, que poderá ser devolvido em até 36 parcelas, sem juros.
O trabalho do INSS conta com o apoio do governo estadual. Nas próximas duas semanas, os moradores da região poderão renovar ou recuperar a senha Gov.br, tirar dúvidas e receber orientações sobre benefícios, sem a necessidade de se deslocarem até a agência mais próxima, em Laranjeiras do Sul (PR).
Atendimento prioritário
O INSS está priorizando a análise dos pedidos de pensão por morte, aposentadorias e salário-maternidade feitos por moradores da região. Segundo o gerente-executivo substituto do INSS em Ponta Grossa (PR), Diogo Guimarães, o reforço na análise desses pedidos seguirá enquanto persistirem os efeitos da calamidade pública.

- O gerente da APS de Laranjeiras do Sul, Welington Luiz da Rosa, e o servidor do INSS, Marcelo Beck de Sá, posam em frente a unidade móvel em que o INSS está atendendo à população.
As perícias médicas também são foco de atenção. Em parceria com a Perícia Médica Federal, serão enviados computadores para a instalação de uma sala de perícia médica por videoconferência na unidade do INSS em Laranjeiras do Sul. A expectativa é que o espaço passe a operar de forma permanente, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e evitar grandes deslocamentos para os moradores da região.
Impacto econômico
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu tem uma população estimada em 13.929 habitantes, segundo dados do Censo 2022 do IBGE. Em outubro de 2025, o INSS contabilizou 6.152 benefícios ativos de moradores do município. Ao todo, esses benefícios representaram um aporte de R$ 8.463.015,60 na economia local.
“Os dados mostram que quase metade da população do município conta, de alguma maneira, com o apoio do INSS em sua renda mensal. Isso reforça o papel da Previdência Social na sustentação financeira das famílias atingidas e a importância do nosso trabalho para auxiliar na reconstrução da cidade”, explica o superintendente regional do Sul, Alberto Alegre.
Segundo ele, as ações do Instituto durante a calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu foram respaldadas pela experiência adquirida com as enchentes no Rio Grande do Sul, no ano passado. “A experiência de 2024 nos permitiu agir de modo mais assertivo, considerando as características e as condições do local. Além disso, estamos participando diariamente de pontos de controle com órgãos federais, estaduais, Defesa Civil e outros, para acompanhar a evolução dos trabalhos de recuperação e garantir um atendimento preciso às necessidades da população”, conclui.
Texto: ACS SR Sul
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br