Notícias
PLANEJAMENTO
INSS realiza reunião técnica para consolidar plano de ação para 2026
Representantes do INSS, MPS, ANASPS e DATAPREV durante reunião técnica. - Foto: Rafael Carvalho
Nesta segunda-feira (15), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promoveu a abertura da “Reunião Técnica para Construção do Plano de Ação do INSS para 2026”. O encontro técnico ocorre em Brasília, até o dia 17 (quarta-feira), reunindo diretores, coordenadores, superintendentes e servidores da autarquia para a consolidação de seu planejamento.
Participaram da abertura do evento: o presidente do INSS, Gilberto Waller; o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; o secretário-executivo da pasta, Adroaldo da Cunha Portal; o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção; e o presidente da Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (ANASPS), Alexandre Barreto Lisboa.
O presidente do INSS apontou 2026 como um ano de reconstrução, com foco no cidadão, no atendimento humanizado, na valorização da ponta, na melhoria da gestão, da tecnologia e da comunicação. “Estamos aqui para atender bem o cidadão. Essa é a nossa obrigação. O INSS é uma instituição de seguridade social, que deve ser segura para aposentados e pensionistas. Precisamos remover os entraves que nos impedem de ir ao encontro do cidadão e atendê-lo da melhor forma”, detalhou.
“Precisamos de uma gestão transparente, implementar a governança no Ministério e no INSS, garantir integridade em todos os atos e ser exemplo de integridade para toda a administração. Temos um direcionamento que é fazer com que nossas ações sejam em prol daqueles que mais precisam, dos mais vulneráveis”, destacou o ministro Wolney Queiroz.
O secretário-executivo, Adroaldo Portal, agradeceu o apoio do INSS nos mutirões realizados em parceria nos fins de semana, com atendimentos da Perícia Médica Federal e do Serviço Social do INSS. “A Previdência Social segue ao lado do INSS e colaborará nas iniciativas de planejamento, organização e aperfeiçoamento das metodologias de trabalho”, disse.
Em seu discurso, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, ressaltou o compromisso integral e histórico com o INSS: “Esta reunião técnica, a consolidação do plano de ação de vocês, é de fato o que permite o enfrentamento efetivo de um ano desafiador, como foi 2025.”
“A instituição precisa se reinventar, deve mostrar união, e esta iniciativa de reunir a todos demonstra isso. Essa iniciativa de congregar e solucionar os problemas faz a diferença para nós”, pontuou o presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa. Ele defendeu a valorização e dignidade dos servidores e reafirmou o apoio da associação para fortalecer a Previdência Social.
Estratégia do INSS para 2026
O presidente do INSS, Gilberto Waller, apresentou um breve panorama dos desafios para o planejamento de 2026, entre eles, o enfrentamento à fila para análise de benefícios. Waller destacou alguns elementos norteadores que devem ser metas do trabalho do instituto: cumprimento de prazos, melhoria na qualidade da análise, maior interlocução com a Dataprev e os sistemas de sustentação da previdência, e o fortalecimento do programa de Reabilitação Profissional.
Outro foco do INSS para 2026 é o atendimento humanizado, realizado por meio de linguagem simples e comunicação padronizada, além de atuação em canais complementares, continuidade do Projeto Inclusão INSS e reforço do atendimento presencial nas agências.
Texto: Ascom
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br

