Notícias
CIDADANIA
INSS firma parceria com a FIPERJ para ampliar acesso de pescadores a benefícios previdenciários
Descrição da imagem: O presidente do INSS, Giberto Waller; o presidente da Emater, Marcelo Monteiro da Costa; o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Interior, Pesca e Agricultura Familiar, Jair Bittencourt e o presidente da FIPERJ, José Carlos Gervazoni, mostram Acordo de Cooperação Técnica. Foto: Pedro Mello e Matheus Felipe.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) firmou, nesta quarta-feira (1º/10), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ). O objetivo é facilitar o acesso de pescadores e trabalhadores rurais a benefícios previdenciários e assistenciais. O evento, realizado na sede da Fundação, em Niterói, contou com a presença do presidente do INSS, Gilberto Waller, e do presidente da FIPERJ, José Carlos Gervazoni, que assinaram o documento formalizando a parceria.
Participaram da solenidade o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Interior, Pesca e Agricultura Familiar, Jair Bittencourt; o presidente da Emater, Marcelo Monteiro da Costa; a superintendente regional do INSS no Rio de Janeiro, Angélica Rosa; e a coordenadora de Extensão da FIPERJ, Carla Uzeda.
Segundo Gilberto Waller, a cooperação aproxima serviços essenciais de grupos historicamente excluídos, ampliando o conhecimento sobre direitos previdenciários:
“Essa cooperação permite não só a educação sobre direitos, mas também orienta sobre o que fazer para garantir o acesso aos benefícios. O reconhecimento do direito traz cidadania e pode tirar pessoas da situação de vulnerabilidade.”

- Descrição da imagem: Presidente do INSS assina acordo, ao lado de representantes da FIPERJ. Foto: Pedro Mello e Matheus Felipe
Waller destacou ainda que a FIPERJ é fundamental para alcançar essas populações, muitas vezes sendo o único canal de contato delas com o Estado. “São pessoas que, na verdade, não conseguem estar no dia a dia verificando quais são os seus direitos”, afirmou.
A coordenadora de Extensão da FIPERJ, Carla Uzeda, ressaltou a expectativa positiva com a parceria: “Vamos poder ser um braço do INSS nessas localidades. Acreditamos que será muito bom, com um salto de qualidade no atendimento e ampliação do suporte às comunidades.”

- Descrição da imagem: A superintendente regional do INSS no Rio de Janeiro, Angélica Rosa; a coordenadora de Extensão da FIPERJ, Carla Uzeda; o presidente do INSS, Giberto Waller; e o presidente da FIPERJ, José Carlos Gervazoni celebram o acordo entre as duas instituições. Foto: Pedro Mello e Matheus Felipe.
FIPERJ
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro promove ações diretas de assistência técnica e extensão pesqueira junto a pescadores e trabalhadores rurais. Também atua no desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura no estado, por meio de pesquisas e monitoramento da atividade pesqueira.
A FIPERJ atende anualmente cerca de 5 mil pescadores e produtores rurais nos 92 municípios fluminenses, difundindo políticas públicas voltadas às comunidades pesqueiras e oferecendo suporte e orientação sobre direitos.
Texto: ACS/RJ
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br