Notícias
CIDADANIA
Inclusão INSS: presidente do Instituto participa de ação do projeto em Maranguape (CE)
Na tarde desta sexta-feira (17), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, participou de uma ação do projeto Inclusão INSS em Maranguape (CE), realizada na Secretaria de Educação do município. Em expansão nacional, o Inclusão INSS leva perícia médica e avaliação social para crianças neurodivergentes que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC), em ambiente escolar, visando ao conforto dos pequenos e acesso às famílias.
“Esse projeto demonstra a importância de o INSS sair das suas quatro paredes e ir ao encontro do cidadão, possibilitando um atendimento desburocratizado. O INSS vai até o local onde as crianças neurodivergentes estão mais acostumadas, que é o ambiente escolar”, destaca o presidente do INSS.
Foram 115 atendimentos agendados, entre perícias médicas na modalidade conectada (por videoconferência) e avaliações sociais. A equipe foi composta por cinco peritos, três assistentes sociais e seis profissionais para serviços administrativos.
Francisca Reginilde foi uma das beneficiadas pela ação: “A gente que tem filhos atípicos, com neurodivergência, não consegue trabalhar. O benefício vai fazer toda a diferença: ele vai comer melhor, dormir melhor e viver melhor. Assim, fico mais tranquila também.”
Segundo o superintendente regional do INSS no Nordeste, Marcos Vinícius, o projeto tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão e aproximação com os segurados. “O Inclusão INSS tem mostrado resultados concretos. A gente abrevia o tempo de espera das crianças neurodivergentes, que fazem parte da rede municipal de educação, e leva o benefício até elas. Passam pela avaliação, passam pela perícia e muitas já saem com tudo resolvido ali, na hora”, destacou.

- Maria Aparecida Paiva Souza e o filho, Samuel, saíram da ação com a carta de concessão do benefício.
A servidora do INSS Giovana de Almeida vem participando de ações do projeto no Nordeste. Em Redenção, na quinta-feira (16), foram 55 atendimentos e, em Maranguape, só na manhã da sexta-feira (17), foram 80 famílias atendidas. “Já estamos com data marcada para a próxima semana, dia 24, em Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. E estamos agendando nas cidades de Araripina, Petrolina, Ilhéus e São Lourenço da Mata”, diz sobre as próximas etapas da iniciativa.
Texto e Fotos: Ascom INSS
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br
