Notícias
CIDADANIA
Fim de semana de mutirões registra mais de mil atendimentos do INSS no Centro-Oeste
Atendimento inicial do INSS durante mutirão em Planaltina (DF). Foto: Rafael Carvalho. - Foto:
Os mutirões de atendimento do fim de semana, realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Perícia Médica Federal, do Ministério da Previdência Social, aceleraram a análise de benefícios na região Centro-Oeste do país. No total, a iniciativa do último fim de semana (6 e 7) contemplou 11 municípios e garantiu mais de mil atendimentos.
Um dos beneficiados pela ação foi Antônio Vitorino de Souza, de 64 anos, atendido em Cuiabá (MT). Após sofrer um infarto no ano passado, ele não conseguiu mais trabalhar e deu entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC) em agosto deste ano. "Trabalhei como construtor a vida inteira e, nos últimos tempos, também cuidava do sítio da minha filha. Depois do infarto, não consigo mais trabalhar, falta o fôlego. Descobri que tenho doença de Chagas e arritmia", contou o segurado.
Graças às ações de atendimentos extras da agência Cuiabá-Centro, Antônio Vitorino de Souza conseguiu adiantar tanto a perícia médica quanto a avaliação social, etapas obrigatórias para a concessão do benefício.
Balanço regional
No Mato Grosso, foram realizadas perícias médicas nas agências de Juína (50 atendimentos), Sinop (174), Peixoto de Azevedo (65), Guarantã do Norte (20) e Confresa (51). A capital, Cuiabá, também participou da ação, com a oferta de 230 vagas na agência Cuiabá-Centro. Em Sinop, houve ainda um serviço agregado: o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) esteve presente para a coleta de biometria, essencial para garantir o acesso aos serviços do INSS.
Já no Distrito Federal, o fim de semana registrou 146 perícias médicas e 60 avaliações sociais na Agência da Previdência Social (APS) de Taguatinga, além de 254 perícias na agência de Planaltina.
No Mato Grosso do Sul, onde o foco foi a antecipação de agenda e reavaliação periódica do Benefício de Prestação Continuada, os mutirões contabilizaram: 65 atendimentos em Campo Grande, 41 em Aquidauana e 62 em Corumbá.
Texto: ACS/DF e Secom/MT
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br