Notícias
AGILIDADE
Ceará e Maranhão somam 441 atendimentos em mutirões no fim de semana
Atendimento do INSS.
No último fim de semana, 15 e 16 de novembro, mutirões realizados pelo INSS no Maranhão e no Ceará somaram 441 atendimentos, acelerando perícias médicas e avaliações sociais para reduzir a espera e agilizar a análise de benefícios assistenciais e previdenciários.
A Agência da Previdência Social (APS) Bom Menino, em São Luís (MA), abriu as portas para um mutirão de perícia médica, em parceria com a Perícia Médica Federal (PMF). Foram contabilizados 313 atendimentos, incluindo perícias do Benefício por Incapacidade Temporária, avaliações iniciais do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência e reavaliações periódicas do BPC.
No Ceará, outros 128 segurados foram contemplados em um mutirão na agência do INSS em Redenção, a 60 km de Fortaleza. A unidade funcionou no fim de semana para concluir solicitações do BPC para pessoas com deficiência. No total, foram feitas 81 avaliações sociais e 47 perícias médicas.
Nova modalidade de atendimento
Segundo a chefe do Serviço de Representação Técnica do Serviço Social no Nordeste, Fátima Brasil, o mutirão em Redenção inaugurou um novo modelo de operação, estruturado a partir da parceria com as redes municipais de Assistência Social e Educação. "Elas disponibilizam um espaço, como uma escola ou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em um fim de semana, para que possamos atender aos segurados", explicou.
Nesta edição, a capacidade de atendimento foi ampliada com o uso de oito salas do CRAS, somadas às quatro da APS, possibilitando o trabalho de 11 assistentes sociais do INSS e dois peritos médicos. “É uma atuação conjunta, que evita deslocamentos longos. Os pontos de atendimento estavam a poucos metros de distância”, destacou Brasil.
Um segundo mutirão nesse formato já está programado para Beberibe (CE). Para o próximo fim de semana, 23 e 24 de novembro, mais de 200 vagas para avaliações sociais do BPC estão disponíveis para agendamento pelo telefone 135 ou pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Texto: Secom/CE e Secom/MA
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br