Notícias
CIDADANIA
INSS supera 620 atendimentos durante a ação Governo na Rua, em Macapá (AP)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou mais de 620 atendimentos em dois dias de participação na feira Governo na Rua, em Macapá (AP). A ação, ocorrida nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), contou com a presença do presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior, no primeiro dia do evento.
Waller destacou o compromisso da autarquia com a população e a importância de expandir iniciativas desse porte. “É fundamental aproximar o INSS do segurado, oferecendo serviços de forma desburocratizada e sem necessidade de agendamento prévio para as principais demandas”, afirmou.
Durante o evento, o INSS contabilizou mais de 300 orientações administrativas e 80 avaliações sociais. Além disso, em parceria com o Ministério da Previdência Social, foram viabilizadas 240 perícias médicas.
Atendimento acessível
Coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a feira reuniu diferentes órgãos que ocuparam salas da Escola Maria Neusa Carmo de Souza, com mais de 20 servidores empenhados no suporte ao público. Os serviços previdenciários foram os mais procurados. A maior parte do público buscou o Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.
Firmo Estrela, de 60 anos, foi um dos cidadãos beneficiados. Ele conseguiu solicitar o BPC para a pequena Eva Estrela, de 7 anos, que realizou a perícia médica e a avaliação social no local. “Moro no interior e não temos acesso a uma internet de qualidade. Essas ações presenciais ajudam muito, pois eu não conseguia dar entrada no benefício sozinho. Aqui, fiz a solicitação e as duas avaliações no mesmo dia. Estou muito satisfeito”, relatou.
Texto: ACS/DF - Fotos: Roneymar Alves e Mauro Guimbal
