Notícias
INPI apresenta novos serviços e projetos para os usuários do sistema de marcas
Schmuell Catanhede (diretor da DIRMA)
O INPI realizou, no dia 1º de agosto, um encontro com interessados no sistema de marcas para um diálogo sobre novos serviços e projetos em andamento. O evento aconteceu no auditório do INPI, no Rio de Janeiro, e teve transmissão ao vivo pelo YouTube para aqueles que não puderam comparecer presencialmente.
Na ocasião, os participantes foram atualizados sobre quatro projetos da Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas (DIRMA).
Trâmite Prioritário de Marcas
O serviço será disponibilizado a partir de 7 de agosto de 2025. Por meio dele, determinados pedidos de registro e petições de marca passarão por uma análise mais rápida, com base em critérios legais ou alinhados a objetivos estratégicos e políticas públicas definidas pelo Instituto.
Oposição 2.0
Este projeto, ainda em desenvolvimento e com início previsto para 20 de dezembro de 2025, busca implementar uma possibilidade mais rápida e econômica de se opor a pedidos de registro de marcas. O objetivo é simplificar o processo em alguns casos, proporcionando maior agilidade e redução de custos para os usuários.
Alto Renome
A partir de 7 de agosto de 2025, entram em vigor novos parâmetros de pesquisa para pedidos de reconhecimento de Alto Renome. A medida visa ampliar a transparência, a previsibilidade e a simplificação desses processos.
Inteligência Artificial para Marcas
Também em fase de desenvolvimento e com previsão de entrega do primeiro módulo em setembro de 2025, o projeto tem como propósito reduzir o tempo de exame e oferecer aos usuários um sistema de depósito simplificado, que incluirá busca inteligente e análise automática de elementos impeditivos ao registro.
O encontro integra o projeto “Diálogo Permanente com as Partes Interessadas”, cujo objetivo é compreender as necessidades e expectativas dos usuários dos serviços do INPI. A iniciativa está alinhada ao Objetivo 9 do Planejamento Estratégico 2023–2026: "Aprimorar as práticas de governança e gestão e de relacionamento institucional."