Notícias
INPE, Marinha e Ibama avaliam evolução do projeto SisMOM
Participantes da reunião sobre o projeto SisMOM
No dia 11 de março, foi realizada a primeira reunião de atividades do SisMOM, projeto coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para estabelecer um sistema de monitoramento ambiental com a utilização de inteligência artificial (IA). Os participantes registraram a evolução das atividades e o planejamento das próximas etapas, permitindo uma visão integral e unificada do projeto.
Realizado na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), o evento contou com a participação do contra-almirante Marcos Fricks Cavalcante, da Marinha do Brasil, acompanhado pelos oficiais técnicos que atuam no projeto. Esteve presente também o coordenador-geral do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas do Ibama, Marcelo Neiva Amorim, com sua equipe, e Paulo Nobre, pesquisador do INPE que lidera o projeto, entre outros especialistas do Instituto.
A Marinha e o Ibama estão entre as principais instituições apoiadoras do SisMOM e devem colaborar para o avanço de pesquisas científicas inovadoras que estão sendo conduzidas pelo INPE, como o monitoramento do deslocamento de manchas de óleo no mar, fundamental para a proteção do meio ambiente.