Notícias
INPE celebra 15 anos de atuação na região Norte
A Coordenação Espacial da Amazônia (COEAM), unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sediada em Belém (PA), celebra 15 anos de atuação no dia 1º de julho. A COEAM surgiu como Centro Regional da Amazônia (CRA) e atualmente é conhecida pelo Laboratório para Monitoramento Global das Florestas Tropicais, única instalação do INPE na região Norte.
A COEAM é dedicada a apoiar atividades do INPE na região, difundir geotecnologias e atuar como centro internacional de referência no monitoramento de florestas. Além de apoiar projetos em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e realizar medições de raios, a unidade realiza a manutenção de antenas para registro de dados e desenvolve os projetos DETER Amazônia e DETER Cerrado, sistemas de alerta que monitoram diariamente o desmatamento nos dois biomas brasileiros, fornecendo dados essenciais para a fiscalização ambiental.
Em parceria com a Embrapa, a COEAM também participa do TerraClass Amazônia, projeto de monitoramento de uso e cobertura da terra. Outra iniciativa importante é o Capacitree, que atua na difusão de conhecimento a partir de treinamentos aos profissionais de diferentes instituições e países, oferecendo cursos de geotecnologias aplicadas ao monitoramento por satélite das florestas tropicais.
Recentemente, outras áreas do conhecimento têm sido exploradas, como a análise entre os dados dos projetos DETER e TerraClass para o estudo de implicações ambientais que podem provocar o aumento de doenças tropicais.
Em 2025, a COEAM integra os preparativos para COP30, em Belém, apresentando os dados gerados pelas equipes dos projetos DETER e TerraClass para a geração de relatórios e informações que auxiliam pesquisas na área de mudanças climáticas.

- Prédio da COEAM em Belém