Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional (Organograma)
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • História
      • Projeto Memória
      • Missão, Visão e Valores
      • Coordenações Espaciais
      • Norma de Relacionamento
      • Documentos de Planejamento
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Plano Diretor
      • Visitas ao INPE
      • Estágio
      • Cooperações Nacionais e Internacionais
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Governança
      • Catálogo de Programas e Projetos
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Ordem Cronológica de Pagamento
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Coleta Seletiva Cidadã
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre o INPE
      • Principais Produtos e Serviços do INPE
      • Inovação Tecnológica
      • CBERS
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
      • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Transparência e Prestação de Contas
  • Assuntos
    • Últimas Notícias
    • Produtos
      • Queimadas
      • Desmatamento
      • Embrace
      • Imagens de Satélites
      • Previsão Numérica de Tempo e Clima
      • Engenharia de Satélites
    • Eventos
    • Capacitação Pós-Graduação
    • Anúncio de Oportunidades
    • Atuação do INPE no Desastre do RS
  • Central de Conteúdo
    • Área de Conhecimento
    • Biblioteca On-Line
    • Logomarcas Oficiais
    • Materiais de Divulgação
      • Gaia em Jogo
      • Vídeos Institucionais
    • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Visitas ao INPE
    • BiomasBR
  • Composição
  • Serviços
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Últimas Notícias Egresso do Curso de Pós-Graduação do INPE tem pesquisa destacada na Revista Forbes
Info

Notícias

Egresso do Curso de Pós-Graduação do INPE tem pesquisa destacada na Revista Forbes

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 19/04/2024 00h00 Atualizado em 19/04/2024 14h14

Sistema solar completo com cinturão de asteróides (planetas fora de escala!). (Fonte: https://www.forbes.com/sites/brucedorminey/2024/04/11/mass-of-early-main-asteroid-belt-was-shockingly-small-says-new-paper/?sh=3838ddf468ce).

Egresso do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais/Mecânica Espacial e Controle do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Rogerio Deienno, atualmente trabalhando no Southwest Research Institute (SwRI) em Boulder, Colorado, Estados Unidos da América, foi destaque na imprensa internacional por ter liderado um projeto de pesquisa intitulado “Accretion and Uneven Depletion of the Main Asteroid Belt” (Aumento e redução de massa do cinturão de asteroides). Os resultados de sua pesquisa foram aceitos em 2024 para publicação na revista científica “The Planetary Science Journal” (https://arxiv.org/abs/2404.03791). A idéia principal deste trabalho foi determinar quanto de massa poderia ter existido no cinturão de asteróides entre as órbitas de Júpiter e Saturno nos primórdios do sistema solar. Para isso foram feitas simulações numéricas assumindo valores diferentes para as massas envolvidas em um Sistema Solar primordial. Os resultados foram então comparados com o que é hoje observado. Com isso foi possível verificar as condições iniciais nos tempos de formação do Sistema Solar. Tal pesquisa foi realizada baseando-se em modelos matemáticos elaborados para gerir as simulações numéricas.

Os resultados da pesquisa mostraram que a massa total que gerou o cinturão de asteroides, é bem menor que o esperado. Os resultados de muitas pesquisas anteriores sugeriam a possibilidade uma massa total de cerca de 2 a 3 vezes maior que a massa da Terra, mas o trabalho liderado por Deienno indicou que essa massa deve ser ao contrário do especulado, isto é, muito menor do que isso. Deienno e colaboradores demostraram que a massa do cinturão de asteroides, nos primórdios do sistema solar, deveria ser 500 menor do que a Terra! Atualmente, essa massa é da ordem de 2.000 vezes menor que a Terra. Caso a massa primordial do cinturão fosse maior do que reportado (aproximadamente 500 vezes menor do que a Terra) o atual cinturão de asteroides deveria ser diferente do que é observado. Além disso, essa pesquisa demonstrou que os maiores objetos observados dentro do cinturão de asteroides não são originais daquela região. Tais objetos, como o asteroide (4) Vesta, provavelmente se formaram fora do cinturão de asteroides e foram espalhados para aquela região como resultado de efeitos dinâmicos. Isso significa que essas massas maiores não eram parte do material que gerou o cinturão de asteroides. Em geral os resultados desta pesquisa são de extrema importância para a nossa contínua busca em desvendar as origens do nosso sistema solar. Com estes resultados, agora sabemos porque planetas não se formaram entre as órbitas de Marte e Jupiter. Isso é porque naquela região (onde se situa o cinturão de asteroides) nunca houve massa o suficiente para isso.

Segue o link da entrevista publicada na Revista Forbes:

https://www.forbes.com/sites/brucedorminey/2024/04/11/mass-of-early-main-asteroid-belt-was-shockingly-small-says-new-paper/?sh=1788867568ce

Rogerio Deienno obteve seu doutorado no INPE em 2014 com o trabalho intitulado “Satélites de Saturno: Estabilidade, Captura e Análise das Excitações nas Excentricidades e Inclinações dos Satélites Regulares na Migração Planetária”, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), tendo como orientador o Dr. Tadashi Yokoyama e coorientador o Dr. Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado.

Dentro de seu programa de doutoramento Deienno também trabalhou com simulações numéricas do sistema solar, usando técnicas similares a utilizada na pesquisa recentemente publicada.

Nesse sentido, a Divisão de Pós-Graduação do INPE tem grande orgulho em ver um de seus egressos seguir uma carreira científica com grande sucesso, podendo colaborar no aumento do conhecimento científico global.

Maiores informações sobre o artigo:

Deienno, R.; Nesvorny, D.; Clement, M. S.; Bottke, W. F.; Izidoro, A.; Walsh, K. J. Accretion and Uneven Depletion of the Main Asteroid Belt. The Planetary Science Journal, 2024 (disponível em: arxiv.org/html/2404.03791v1).


 

Créditos: Divisão de Pós-Graduação (DIPGR).

Serviço de Comunicação Social - SECOM

Ciência e Tecnologia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional (Organograma)
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Agenda de Autoridades
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • História
      • Projeto Memória
      • Missão, Visão e Valores
      • Coordenações Espaciais
      • Norma de Relacionamento
      • Documentos de Planejamento
      • PGD | Programa de Gestão e Desempenho
      • Plano Diretor
      • Visitas ao INPE
      • Estágio
      • Cooperações Nacionais e Internacionais
    • Ações e Programas
      • Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • Carta de Serviços
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Governança
      • Catálogo de Programas e Projetos
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Receitas
      • Despesas
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Ordem Cronológica de Pagamento
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
      • Coleta Seletiva Cidadã
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre o INPE
      • Principais Produtos e Serviços do INPE
      • Inovação Tecnológica
      • CBERS
      • PCI - Programa de Capacitação Institucional
      • SESLB - Setor de Lançamentos de Balões
      • Pós-Graduação - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Transparência e Prestação de Contas
  • Assuntos
    • Últimas Notícias
    • Produtos
      • Queimadas
      • Desmatamento
      • Embrace
      • Imagens de Satélites
      • Previsão Numérica de Tempo e Clima
      • Engenharia de Satélites
    • Eventos
    • Capacitação Pós-Graduação
    • Anúncio de Oportunidades
    • Atuação do INPE no Desastre do RS
  • Central de Conteúdo
    • Área de Conhecimento
    • Biblioteca On-Line
    • Logomarcas Oficiais
    • Materiais de Divulgação
      • Gaia em Jogo
      • Vídeos Institucionais
    • Publicações
  • Canais de Atendimento
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Visitas ao INPE
    • BiomasBR
  • Composição
  • Serviços
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca