Notícias
Doutoranda do INPE é premiada em simpósio internacional sobre inteligência artificial no sensoriamento remoto
Brenda Oliveira Rocha, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PGSER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi premiada no Artificial Intelligence and Image and Signal Processing for Remote Sensing XXXI, evento realizado no mês de setembro em Madri, na Espanha.
Pelo trabalho intitulado Temporal analysis of floods using the ConvLSTM network for multisource data classification, a aluna foi agraciada com o Best Paper Award at SPIE Sensors + Imaging International Symposium, referente ao melhor artigo apresentado no evento.
Além de Brenda, o trabalho contou com a colaboração dos pesquisadores Thales Körting e Alisson Oliveira, também vinculados ao PGSER, e Cesar Costa, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PGCAP).
O estudo aplica técnicas de inteligência artificial para integrar dados de sensoriamento remoto óptico, de radar de abertura sintética (SAR) e modelos digitais de elevação (DEM), com o objetivo de mapear áreas inundadas em 2024 na região do Lago Guaíba, no Rio Grande do Sul.
Como vencedora do prêmio de melhor artigo, Brenda Rocha receberá um certificado, um ano na Associação de Estudante da SPIE (international society for optics and photonics), um prêmio em dinheiro e liberação de downloads na Biblioteca Digital da SPIE.

- Brenda apresenta seu estudo em Madri