Notícias
Metrologia 2025: evento destaca protagonismo do Inmetro no desenvolvimento científico
A cidade de Maceió sediou, de 1º a 4 de dezembro, o Metrologia 2025, um dos maiores encontros nacionais dedicados à ciência das medições, promovido pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) com apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O encontro foi realizado em homenagem aos 150 anos da Convenção do Metro, tratado internacional que deu origem à metrologia moderna, e aos 30 anos da SBM.
Como instituição de referência no país, o Inmetro teve papel central na coordenação de atividades e na condução de debates estratégicos. Ao longo do evento, o Instituto também esteve presente no estande com materiais de divulgação, reforçando ações institucionais e ampliando a visibilidade de programas e iniciativas como o Programa Nacional de Combate a Fraudes Eletrônicas (Profae), a UnInmetro e a revista Métris.
Durante a Programação, foram realizados cinco congressos simultâneos: 13º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM); 16º Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (Semetro); 8º Congresso Internacional de Metrologia Mecânica (Cimmec); 11º Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI); e 8º Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I).
Assinatura da Carta de Intenções
Durante a cerimônia de abertura, a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) entregou ao Inmetro uma Carta de Intenções que tem por objetivo a continuidade da cooperação entre as duas instituições pelos próximos cinco anos.
A renovação da parceria permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à formação e ao aprimoramento de recursos humanos nas áreas de metrologia, avaliação da conformidade, acreditação e temas correlatos, fortalecendo a capacitação técnica essencial para o país.
O Diretor de Inovação, Planejamento e Articulação Institucional, Maycon Danylo, destacou a relevância e o alcance dos cursos promovidos pela SBM:
“Nós já oferecíamos esses cursos aos servidores do Inmetro e, com a renovação do Acordo, eles passarão a ser oferecidos também ao corpo funcional da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade. É a formação em Infraestrutura da Qualidade chegando a todo o país.”
Inovação e sustentabilidade

O diretor de Metrologia Legal do Inmetro (Dimel), Marcelo Morais, representou o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, na cerimônia de abertura, e destacou que o evento ocorreu em um momento oportuno de fortalecimento da infraestrutura nacional da qualidade.
“A metrologia é um pilar silencioso, mas fundamental para o desenvolvimento econômico, a proteção do consumidor e a competitividade da indústria. Estar presente no Metrologia 2025 significa reafirmar o compromisso do Inmetro com a inovação, a sustentabilidade e a segurança da sociedade brasileira”, ressaltou.
A diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), Danielle Assafin, reforçou a relevância estratégica da instituição na articulação entre academia, governo e indústria.

“O Inmetro cumpre, aqui, seu papel de liderança técnica, conectando ciência e política pública. Avançamos para que o Brasil disponha de medições cada vez mais confiáveis, capazes de sustentar inovação, regulação eficiente e desenvolvimento sustentável”.
Programa Remeq-I
Um dos destaques desta edição foi o 8º Workshop da Rede de Metrologia Química (Remeq-I), promovido pelo Inmetro. O encontro apresentou novas abordagens de medição aplicadas a alimentos, meio ambiente, saúde e materiais industriais.
Também reforçou o protagonismo da autarquia nas discussões sobre rastreabilidade e confiabilidade de medições químicas no país.
Espaço RBMLQ-I
O Espaço da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I) reuniu iniciativas voltadas ao aprimoramento das atividades de metrologia legal e avaliação da conformidade de norte a sul do país. A programação destacou projetos de modernização conduzidos pelo Inmetro e pela Rede, com ênfase no uso de ferramentas digitais e em soluções de inteligência artificial para apoiar a vigilância de mercado, qualificar processos e fortalecer a atuação integrada da RBMLQ-I.
UnInmetro, a universidade corporativa do Inmetro
A reitora da UnInmetro, Universidade Corporativa do Inmetro, Tatiana Claro, ressaltou, durante Plenária, que a participação do Instituto reforça a importância da formação contínua e do desenvolvimento de competências para sustentar a modernização da infraestrutura da qualidade no país.

“A UnInmetro tem um papel fundamental nesse processo. Ao investir na capacitação das equipes e no desenvolvimento de novas competências, apoiamos diretamente iniciativas como a RBMLQ-I, que exigem profissionais preparados para lidar com tecnologias e desafios cada vez mais complexos”, destacou.
Sobre o evento
A programação do Metrologia 2025 incluiu palestras internacionais, apresentações técnico-científicas, mesas-redondas sobre tendências tecnológicas e debates sobre desafios contemporâneos, como digitalização, energias sustentáveis e novas exigências regulatórias.
Entre os temas em destaque estavam inéditos métodos de medição, digitalização de processos, ensaios avançados e soluções para desafios ambientais, áreas em que o Inmetro vem ampliando investimentos e cooperações.