Notícias
Inmetro promove mesa redonda sobre mulheres que marcaram a história
Alunos e docentes dos cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participaram, no dia 9 de março, de uma mesa redonda dedicada à valorização de mulheres que marcaram a história em diferentes áreas do conhecimento.
Realizada no auditório do campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém (RJ), a iniciativa também atende à alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que instituiu nas escolas da rede básica a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.
Com caráter pedagógico, o evento teve como objetivo apresentar aos estudantes trajetórias de mulheres que se destacaram na ciência, na política, na cultura e na defesa de direitos, estimulando a reflexão sobre o impacto dessas contribuições na sociedade.
Palestras

A programação contou com a participação de quatro servidoras de diferentes áreas do Inmetro. A chefe do Centro de Educação e Disseminação em Infraestrutura da Qualidade (Cediq), Tatiana Claro, abriu o encontro com uma apresentação que percorreu marcos históricos da luta feminina por direitos e reconhecimento ao longo do tempo.
Também do Cediq, Aline Coelho apresentou iniciativas relacionadas ao Comitê da Diversidade do Inmetro, destacando a importância de espaços institucionais voltados à promoção da inclusão e do respeito às diferenças.
Ana Cristina Follador, da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), compartilhou sua trajetória profissional e comentou sobre a presença feminina na área de acreditação.
Encerrando a mesa redonda, Adriana Maria Silva, da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci), falou sobre sua experiência profissional e a importância de ampliar a participação feminina nas áreas científicas.