Notícias
Participação do Inmetro em evento do Sistema Interamericano de Metrologia amplia reconhecimento internacional
Entre 6 e 10 de outubro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participou do evento anual do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), em Ottawa, Canadá. O encontro reuniu representantes de Institutos Nacionais de Metrologia das Américas com o objetivo de promover a troca de experiências, harmonizar práticas e fortalecer a infraestrutura da qualidade na região.
O principal destaque para o Brasil foi a aprovação, pelo Grupo de Trabalho de Sistemas da Qualidade do SIM, do sistema de gestão da qualidade do Laboratório de Vazão de Gás do Inmetro (Lagas).
Esse reconhecimento reforça que o Lagas opera em conformidade com os requisitos da Norma Internacional ISO/IEC 17025, que estabelece critérios para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, e com o Acordo de Reconhecimento Mútuo do Comitê Internacional de Pesos e Medidas.
Como efeito direto, o Inmetro poderá, futuramente, submeter três novas Capacidades de Medição e Calibração na área de velocidade do ar (anemometria) ao Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), ampliando o reconhecimento internacional das medições realizadas no país.
"A aprovação do sistema de gestão da qualidade do Lagas representa uma conquista significativa, fruto de anos de investimento e qualificação. Esse reconhecimento abre caminho para a validação de novas capacidades de medição na área de anemometria, garantindo a equivalência internacional dos resultados gerados pelo Inmetro”, destacou Priscila Costa Gabriel, Chefe da Divisão de Metrologia de Dinâmica de Fluidos.
O Inmetro também participou da Assembleia Geral do SIM, instância máxima de decisão da organização, onde são discutidas estratégias para o desenvolvimento da metrologia e da infraestrutura da qualidade nas Américas. O Instituto foi representado por Erlon Henrique Martins Ferreira, da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci) e gestor da qualidade da área.

Representação internacional ampliada
Ainda no mês de outubro, o pesquisador Dr. Gustavo P. Ripper, da Dimci, representou o Brasil na 114ª reunião do Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM), realizada em Sèvres, França. O CIPM é o principal órgão decisório da metrologia mundial, composto por apenas 18 especialistas eleitos internacionalmente — entre eles, o Dr. Ripper.
Na condição de presidente do Comitê Consultivo de Acústica, Ultrassom e Vibração (CCAUV), o servidor também participou das reuniões dos seus Grupos de Trabalho de Planejamento Estratégico (SPWG), de Comparações Chave (KCWG) e de Organismos Regionais de Metrologia (RMOWG), de Workshop e da reunião plenária do CCAUV.
Para a diretora da Dimci, Danielle Assafin, a participação do Brasil nesses fóruns é essencial: “A presença do Inmetro na SIM Week e nas reuniões do CIPM garante que os interesses brasileiros sejam representados nos espaços onde se definem padrões e estratégias para a metrologia mundial”, afirmou, reforçando o compromisso do Instituto com a excelência metrológica e a harmonização das práticas de medição.