Notícias
Inmetro recebe prêmio de Comissão Eletrotécnica Internacional
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio do servidor e especialista em compatibilidade eletromagnética Juan Carlos Mateus Sánchez, foi laureado pela Comissão Eletrotécnica Internacional (International Electrotechnical Commission) com um importante prêmio na área de normalização eletrotécnica: o 1906 Award, concedido a profissionais que contribuíram de forma excepcional para o avanço de suas atividades em comitês técnicos. Essa é a primeira vez que o Inmetro recebe esse reconhecimento.
Juan, que está entre os três brasileiros premiados desde que se criou a premiação em 2015, celebrou o reconhecimento, especialmente por representar Brasil e América Latina em um espaço ainda pouco ocupado por especialistas da região.
“Receber esse reconhecimento trouxe-me uma profunda sensação de satisfação e valorização profissional. Tenho a consciência de que represento não apenas o Brasil, mas também toda a América Latina. O prêmio é um sinal de que estamos realizando um trabalho de qualidade na área de normalização, especialmente considerando a raridade de especialistas latino-americanos nesse campo”, declarou.
Servidor do Inmetro desde 2008, Juan atua na Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) e possui experiência consolidada na área de compatibilidade eletromagnética. Ele foi indicado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei) como expert para representar o Brasil na IEC. Hoje ele integra o Comitê Técnico 13, responsável pela normalização internacional nos campos de medição e controle de energia elétrica.
Sobre o prêmio
O 1906 Award é concedido em reconhecimento a realizações individuais recentes e excepcionais que tenham ajudado a avançar significativamente as atividades da IEC. O prêmio é destinado a especialistas ativos dos Comitês Técnicos/Subcomitês (TC/SCs) e dos Sistemas de Avaliação da Conformidade da IEC.
Em janeiro, anualmente, as indicações são submetidas pelos Comitês Nacionais da IEC. Um máximo de cinco prêmios por ano