Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
INMETRO
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • SINMAC
  • Cartilha Produtos Têxteis
  • Ouvidoria
  • Certificação Digital
  • Tabelas de Eficiência Energética
  • Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio
  • Dicionário Linguagem Simples
  • inmetronapalmadamao
  • inmetronapalmadamao
  • Prodcert
  • Execução da Agenda Regulatória 2024-2025
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • Slideshare
Você está aqui: Página Inicial Pasta de testes Superação de Barreiras Técnicas Acordos Regionais e Internacionais

Acordos Regionais e Internacionais

Info
Barreiras Técnicas
Acordos Regionais e Internacionais
Codex Alimentarius
Normas de Sustentabilidade
Contato

Acordos Regionais e Internacionais

Mercosul

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional composto inicialmente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, ao qual se incorporaram Venezuela (suspensa temporariamente) e Bolívia. O MERCOSUL promove como alicerces da integração os princípios de democracia e desenvolvimento econômico.

Subgrupo de Trabalho nº 3 do Mercosul:
Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade

O SGT nº 3 é o foro que tem por objetivo a convergência regulatória por meio da harmonização técnica de regulamentos técnicos e procedimentos de avaliação da conformidade no MERCOSUL. Tem o objetivo de facilitar o comércio intra-MERCOSUL e com terceiros países e/ou blocos econômicos, respeitando os princípios do Acordo de Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC) evitando obstáculos desnecessários ao comércio internacional.

A Caint, Coordenação-Geral de Articulação Internacional do Inmetro, coordena as atividades do SGT nº 3 no Brasil desde 1991. Para a condução dos trabalhos no Subgrupo, contamos com os seguintes apoios:

  • Ministério das Relações Exteriores (MRE)
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
  • Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF)
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
  • Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN)
  • Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
  • Diretorias de Avaliação da Conformidade (Dconf)
  • Metrologia Legal (Dimel) do Inmetro.

Atas de reuniões

Acesse a página Reuniões / Documentos Oficiais do Mercosul para consultar as atas de reuniões do SGT nº 3.

Como consultar as atas de reuniões do SGT nº 3

Regulamentos técnicos harmonizados

Acesse a página Normativas dos órgãos decisórios do Mercosul para consultar os regulamentos.

Como acessar os regulamentos

Contato

mercosul@inmetro.gov.br

Estrutura

Clique na imagem para ampliá-la.

Estrutura do Subgrupo de Trabalho nº 3 do MERCOSUL 


ALADI

A ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) é uma organização regional internacional fundada em 12 de agosto de 1980 pelo Tratado de Montevidéu. Seu principal objetivo é integrar economicamente os países da América Latina, com vistas à formação de um mercado comum latino-americano. Suas atividades centrais incluem a negociação de acordos comerciais e o fomento de políticas para o desenvolvimento econômico e social.

Atualmente, a ALADI possui 13 países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Para facilitar o comércio entre os países membros, a ALADI utiliza acordos de alcance parcial e regional, visando à redução de tarifas e outras barreiras comerciais. Além disso, a organização trabalha na cooperação técnica, na harmonização de normas e na promoção de investimentos.

Atribuições do Inmetro

A Caint, Coordenação-Geral de Articulação Internacional do Inmetro, é responsável por coordenar as atividades relacionadas ao AR-8, Acordo Regional nº 8 da Aladi no Brasil.

O AR-8 é um dos instrumentos que estabelecem diretrizes para facilitar o comércio e a integração econômica entre os países membros, especialmente na superação de barreiras técnicas.

Internamente, a Caint interage com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e outros órgãos reguladores brasileiros para questões ligadas à facilitação e à superação das barreiras técnicas no comércio.

Mais informações

  • O que é a ALADI (você será direcionado para o site da ALADI)
  • barreirastecnicas@inmetro.gov.br

Negociações Regionais e Internacionais

Negociações regionais e internacionais desempenham papel fundamental no comércio e nas relações econômicas globais.

As negociações regionais envolvem acordos entre países dentro de uma mesma região geográfica, como a União Europeia ou o Mercosul, com o objetivo de facilitar o comércio, promover a cooperação econômica e reduzir barreiras tarifárias e não tarifárias.

As negociações internacionais abrangem acordos entre países de diferentes partes do mundo, como os tratados da Organização Mundial do Comércio (OMC) ou os Acordos de Livre Comércio, que visam estabelecer regras e normas para o comércio global, promover a liberalização econômica e resolver disputas comerciais.

Ambas as formas de negociação são essenciais para promover a integração econômica, a paz e a prosperidade global.

No âmbito das negociações regionais e internacionais, a Divisão de Superação de Barreiras Técnicas do Inmetro é responsável por acompanhar as discussões relacionadas às Barreiras Técnicas ao Comércio, com o objetivo de que os acordos firmados respeitem o Acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre Barreiras Técnicas ao Comércio, que é um tratado internacional que visa garantir que regulamentos, normas e procedimentos de avaliação de conformidade não criem obstáculos desnecessários ao comércio internacional.

Acordos comerciais

No Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) é possível encontrar um mapeamento dos acordos e compromissos comerciais dos quais o Brasil é parte e os que estão sendo negociados pelo Governo Brasileiro.

Contato

barreirastecnicas@inmetro.gov.br

Voltar


Links úteis


Mercosul


ALADI


Negociações Regionais e Internacionais


  • SINMAC
  • Cartilha Produtos Têxteis
  • Ouvidoria
  • Certificação Digital
  • Tabelas de Eficiência Energética
  • Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio
  • Dicionário Linguagem Simples
  • inmetronapalmadamao
  • inmetronapalmadamao
  • Prodcert
  • Execução da Agenda Regulatória 2024-2025
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
  • Instagram
  • Slideshare
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca