O que é
O Protocolo Digital é uma ferramenta integrada ao sistema de processo administrativo eletrônico.
Objetivos
Permitir aos usuários externos dos serviços públicos (portador/apresentante/interessado, pessoa física ou jurídica) protocolar eletronicamente documentos e requerimentos para os órgãos e entidades da administração pública federal no portal de serviços gov.br.
Adesão
Passo 2: a solicitação da reunião de apresentação da solução é realizada por meio do envio de e-mail para processo.eletronico@economia.gov.br;
Passo 3: após a realização da reunião e havendo interesse em utilizar o Protocolo GOV.BR, o órgão/entidade interessado deverá encaminhar ofício ao Secretário de Gestão, com indicação da equipe que irá atuar.
O que o(a) gestor(a) ganha com isso?
- Diminuição de custos com material de consumo, digitalização, impressão e guarda de documentos físicos;
- Melhor alocação da força de trabalho (a atividade adequa-se ao trabalho remoto);
- Melhoria do controle de entrada de documentos: padronização do canal de recebimento e do registro e celeridade na distribuição;
- Não há necessidade de instalação e sustentação, que é feita pelo Ministério da Economia.
Como faz para aderir?
A adesão inicia-se pelo envio de ofício para a Secretaria de Gestão. O modelo de ofício e as orientações para adesão estão detalhadas no Portal do PEN, endereço https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/processo-eletronico-nacional/conteudo/protocolo.GOV.BR/como-aderir
Com quem fala?
O contato pode ser feito através de e-mail direcionado ao endereço cintia.moura@economia.gov.br com Cíntia Aparecida de Moura e Silva, ou pelo telefone 61 2020 1964 para as questões não esclarecidas junto ao conteúdo do Portal gov.br/pen, que possui diversos materiais como manuais, orientações para adesão e principais vantagens.