Este tutorial foi construído para orientar os Administradores dos sites institucionais no que diz respeito à funcionalidade Canais de Atendimento do Fala BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (CGU).
Os canais dão acesso ao Fala BR e são de extrema importância no que diz respeito à participação do cidadão, ao controle social e à transparência do governo. São por meio deles que os usuários registram suas manifestações, permitindo acompanhar o cumprimento dos prazos; consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações em conformidade com a Lei de Acesso à Informação.
Como usar o tile de Cards para criar os Canais de Atendimento Fala.BR?
Confira no passo a passo a seguir:
Passo 1 - crie um pasta e nela adicione links para os canais de atendimento exigidos pela Controladoria-Geral da União - CGU
Como criar o link para o card "Acesso à Informação":
- Clique no menu Adicionar/Adicionar link
- Coloque no campo Título o texto "Acesso à Informação"
- No campo URL, coloque o seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?tipo=8
- No menu interno da página de edição do "link" tem vários itens: Padrão, Configuração, Categorização, Datas, Propriedade e Card. Clique em card. Adicione no campo classe de CSS o seguinte código: fa-solid fa-circle-info
- Salve.
Como criar o link para o card "Denúncia":
- Clique no menu Adicionar/Adicionar link
- Coloque no campo Título o texto "Denúncia"
- No campo URL, coloque o seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?tipo=1
- No menu interno da página de edição do "link" tem vários itens: Padrão, Configuração, Categorização, Datas, Propriedade e Card. Clique em card. Adicione no campo classe de CSS o seguinte código: fa-solid fa-bullhorn
- Salve.
Como criar o link para o card "Elogio":
- Clique no menu Adicionar/Adicionar link
- Coloque no campo Título o texto "Elogio"
- No campo URL, coloque o seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?tipo=3
- No menu interno da página de edição do "link" tem vários itens: Padrão, Configuração, Categorização, Datas, Propriedade e Card. Clique em card. Adicione no campo classe de CSS o seguinte código: fa-solid fa-thumbs-up
- Salve.
Como criar o link para o card "Reclamação":
- Clique no menu Adicionar/Adicionar link
- Coloque no campo Título o texto "Reclamação"
- No campo URL, coloque o seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?tipo=2
- No menu interno da página de edição do "link" tem vários itens: Padrão, Configuração, Categorização, Datas, Propriedade e Card. Clique em card. Adicione no campo classe de CSS o seguinte código: fa-solid fa-thumbs-down
- Salve.
Como criar o link para o card "Simplifique":
- Clique no menu Adicionar/Adicionar link
- Coloque no campo Título o texto "Simplifique"
- No campo URL,coloque o seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?tipo=9
- No menu interno da página de edição do "link" tem vários itens: Padrão, Configuração, Categorização, Datas, Propriedade e Card. Clique em card. Adicione no campo classe de CSS o seguinte código: fa-solid fa-rotate
- Salve.
Como criar o link para o card "Solicitação":
- Clique no menu Adicionar/Adicionar link
- Coloque no campo Título o texto "Solicitação"
- No campo URL, coloque o seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?tipo=5
- No menu interno da página de edição do "link" tem vários itens: Padrão, Configuração, Categorização, Datas, Propriedade e Card. Clique em card. Adicione no campo classe de CSS o seguinte código: fa-solid fa-comments
- Salve.
Como criar o link para o card "Sugestão":
- Clique no menu Adicionar/Adicionar link
- Coloque no campo Título o texto "Sugestão"
- No campo URL, coloque o seguinte endereço: https://falabr.cgu.gov.br/web/manifestacao/criar?tipo=4
- No menu interno da página de edição do "link" tem vários itens: Padrão, Configuração, Categorização, Datas, Propriedade e Card. Clique em card. Adicione no campo classe de CSS o seguinte código: fa-solid fa-lightbulb
- Salve.
Passo 2 - Na home, clique no item do menu chamado Layout
- Insira uma linha no local onde deseja colocar os cards, em seguida, arraste o tile de cards para dentro dessa linha.
- Salve.
- Em seguida, clique no menu "Compor". Imediatamente, vai aparecer no canto direito da página o botão "Adicionar conteúdo". Clique nele e procure a pasta onde estão os links para a CGU. Quando encontrar é só clicar e arrastar cada link para dentro da linha de edição onde está escrito "Cards".
Passo 3 - Formatação da área de cards dos Canais de Atendimento
Após inserir todos os cards, formatar a área dos cards com Titulo e subtítulo.
- Clique em Editar
- No campo Alinhamento dos Cards, escolha "Centralizado"
- No campo Titulo da área, escreva "Canais de Atendimento Fala.BR"
- No campo Subtítulo da área, escreva "Você pode fazer manifestações nos seguintes canais"
- Salvar.
Confira a seguir, a visão uma área para os Canais de Atendimento, usando o tile de cards disponível no Layout.