Notícias
Funai promove encontro no Mato Grosso para fortalecer produção de alimentos nos territórios indígenas
Pensar em estratégias de melhoria da segurança e soberania alimentar e nutricional do Povo Xavante e superar as barreiras logísticas e burocráticas para o acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estes foram os objetivos do 3º Encontro Amnhö Tebré: Segurança e Soberania Alimentar no Território Xavante, realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2025, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Pontal do Araguaia (MT).
A iniciativa, promovida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), teve como foco a articulação institucional e apoio logístico e consolidou-se como um espaço estratégico para discutir a comercialização da produção indígena, via mercados institucionais, e o fortalecimento das cadeias produtivas locais.
O objetivo é garantir que alimentos tradicionais e saudáveis, produzidos nas roças e coletados no cerrado, cheguem às mesas das escolas indígenas para gerar renda às famílias e valorizar a cultura alimentar do povo indígena Xavante.
Em língua A'uwẽ (Xavante), o termo Amnhö Tebré remete ao conceito de abundância e ao sistema de cultivo e colheita tradicional. O nome do encontro reforça a identidade cultural no processo produtivo.
Participação indígena
Ao compartilharem suas experiências com o PNAE no Tocantins, os indígenas Xerente demonstraram aos Xavante que é possível superar os trâmites administrativos, avançar na comercialização de seus produtos e reforçar o intercâmbio entre diferentes povos.
Por meio da Coordenação Regional Xavante (CR-Xavante), a Funai desempenhou papel estratégico desde o planejamento até a execução do evento. Foi viabilizado transporte, estadia e alimentação de 36 lideranças e produtores indígenas das seis terras indígenas atendidas pela CR-Xavante: Sangradouro/Volta Grande, São Marcos, Marechal Rondon, Parabubure, Ubawawe e Chão Preto.
O evento contou com o suporte técnico da Coordenação-Geral de Atividades Produtivas (CGAP) vinculada à Diretoria de Gestão Territorial e Ambiental (Digat) e a participação da CR Araguaia-Tocantins, por meio da Unidade Técnica Local (UTL) Tocantínia, com a presença do povo indígena Xerente.
Diálogo
Um dos destaques desta edição foi a participação da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos (Catrapovos-MT), uma mesa de diálogo coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF). A comissão detalhou a Nota Técnica 03/2020, que orienta a compra facilitada de produtos de comunidades tradicionais e sanou dúvidas de gestores municipais e técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
A Catrapovos-MT teve o papel de "desburocratizar" o entendimento da lei, além de apresentar o PNAE e seus passos e experiências em escolas indígenas do Mato Grosso. Muitas prefeituras não compram de indígenas por medo de errar na prestação de contas e a Catrapovos oferece a segurança jurídica necessária para que o dinheiro do PNAE chegue à aldeia.
Segurança alimentar e nutricional
O encontro faz parte de uma estratégia contínua da Funai. A CR-Xavante definiu como prioridade para 2026 a intensificação das ações de combate à insegurança alimentar e nutricional.
As atividades serão coordenadas em duas frentes principais: bem-estar e proteção social, por meio do Serviço de Promoção dos Direitos Sociais e Cidadania (Sedisc);e a priorização de projetos-piloto em terras indígenas selecionadas para viabilizar, na prática, a venda de alimentos via PNAE, através do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (Segat).
CR Xavante
A Coordenação Regional Xavante está localizada no município de Barra do Garças (MT), e atua junto ao povo indígena da etnia Xavante. Criada em 2010, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas que vivem na região sudeste do estado do Mato Grosso. A área de atuação da CR Xavante abrange os municípios de Barra do Garças (MT), General Carneiro (MT), Poxoréu (MT), Novo São Joaquim (MT), Paranatinga (MT), Campinápolis (MT), Santo Antônio do Leste (MT), Primavera do Leste (MT) e Nova Xavantina (MT).
Coordenação de Comunicação Social/Funai