Notícias
Funai nomeia mais 385 novos servidores aprovados no CPNU 1
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) nomeou mais 385 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) de 2024, em segunda chamada. A Portaria de Pessoal Nº 1.509 foi publicada em 31 de dezembro de 2025. Os novos servidores chegam para fortalecer a atuação da autarquia indigenista em áreas estratégicas do território nacional.
Dos 385 nomeados, 169 candidatos são remanescentes da primeira chamada (quando foram convocados 502 candidatos), 213 são excedentes de provimento adicional e 3 sub júdice.
As nomeações abrangem cargos de nível médio e superior, com destaque para a ocupação de vagas em diversas unidades descentralizadas e na sede da Funai, em Brasília. A nomeação respeita os critérios de cotas para pessoas pretas e pardas (PPP), pessoas com deficiência (PcD) e a cota de 30%, específica para candidatos indígenas – compromisso da Funai com a diversidade e a representatividade em seus quadros.
Entre as especialidades dos servidores nomeados para o cargo de nível superior estão áreas como arquitetura, engenharias, geografia, psicologia, assistência social, pedagogia, sociologia, economia, administração, comunicação social, entre outras.
Próximos passos: posse e documentação
Os nomeados têm até 30 dias para tomarem posse, contados a partir da data da publicação da Portaria. Clique aqui e confira orientações como prazos, declarações, exames obrigatórios, escolhas de lotação, atos normativos, entre outras.
Fortalecimento institucional
Em 2025, o Governo Federal publicou o decreto de reestruturação da Funai com um crescimento de 30% da estrutura da autarquia. Esse aumento representa o dobro da reestruturação realizada em 2009, quando a Funai cresceu 15%, em termos de estrutura administrativa.
Com isso, o número de diretorias sobe de três para cinco, o de Coordenações Regionais (CRs) passa de 39 para 43, o de Unidades Técnicas Locais (UTLs) – antes chamadas de Coordenações Técnicas Locais (CTLs) – de 225 para 227, o de Frentes de Proteção Etnoambiental (FPEs) de 11 para 12, e as Unidades Avançadas vinculadas a elas – antes chamadas de CTLs – de 15 para 54. Também houve a criação de sete Coordenações Regionais de Suporte (CRSs). A instalação das novas unidades regionais será feita de forma gradual, sem extinção das atuais, em locais ainda a serem definidos pela Funai com base em critérios de necessidade para o melhor atendimento aos povos indígenas.
Para ajustar o quadro de pessoal à nova estrutura administrativa da Funai, o número de funções e cargos comissionados aumentou de 1.070 para 1.247, além de um total de 722 nomeados em 2025, sendo 337 servidores convocados em primeira chamada.
Outro avanço no fortalecimento institucional foi a criação do Plano de Carreira Indigenista. Com isso, os servidores da Funai passam a ocupar outra categoria na estrutura do Estado brasileiro. A proposta foi construída com ampla participação dos servidores e de suas instituições representativas.
Coordenação de Comunicação Social/Funai