Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
O PGRSS é um dos mecanismos utilizados para validar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, que estabelece uma hierarquia de prioridades para a gestão de resíduos, incluindo não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada. O PGRSS tem por finalidade minimizar a geração de resíduos de serviços de saúde e garantir seu descarte seguro, prevenindo riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
Uma abordagem integrada entre usuários e profissionais de saúde faz-se necessária para reduzir o impacto ambiental e promover uma cultura de sustentabilidade. Para essa postura colaborativa, o PGRSS, propõe: “Treinamentos e campanhas de conscientização para funcionários e pacientes, programas de educação ambiental voltados à segregação e descarte correto dos resíduos, e incentivo à participação ativa dos profissionais na implementação do Plano”.
A execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde requer a participação e responsabilidade dos diferentes setores do hospital. O Setor de Hotelaria Hospitalar (STHH) e a Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CGRSS) são responsáveis pelo planejamento, monitoramento e fiscalização dos processos de descarte. A área assistencial é encarregada pela segregação correta dos resíduos nos setores assistenciais, enquanto o setor de Hotelaria Hospitalar (STHH) e empresa terceirizada têm as tarefas de recolhimento, transporte interno e armazenamento adequado dos resíduos.
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-UNIFAP), disponibiliza o programa de Gerenciamento de resíduos de Serviços de Saúde em: PGRSS HU-UNIFAP