Lista de Espera Cirúrgica
O que é
Sistema de Gestão da Lista de Espera Cirúrgica (LEC), desenvolvido pelo Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de gerenciar de forma eficiente, informatizada e transparente os processos relacionados à espera por realização de procedimentos cirúrgicos por pacientes SUS.
Histórico
De outubro de 2018 a abril de 2019 a Superintendência do CHC-UFPR/Ebserh selecionou pessoas e setores chaves para realização de um curso de gestão por processos, para mapeamento e implementação de melhorias de processos considerados críticos na instituição.
O mapeamento dos processos relacionados à espera por realização de procedimentos cirúrgicos identificou as seguintes fragilidades:
- pacientes eram encaminhados ao pré-operatório sem previsão de realização do procedimento cirúrgico, gerando custos para o paciente e instituição, além de retrabalho;
- pacientes eram inseridos em filas somente após liberação anestésica, o que tornava injusto o acesso à cirurgia de pacientes mais comórbidos, visto que eles precisavam de mais etapas no processo pré-operatório;
- ausência de formalização dos protocolos de priorização cirúrgica, para normatizar os critérios pelos quais determinados pacientes são priorizados em detrimentos de outros;
- ausência de padrão na gestão das listas, que acontecia de forma diversa de acordo com cada especialidade ou pessoa que gerenciava.
Em junho de 2021, percebendo a inviabilidade de contornar as fragilidades identificadas apenas com controles manuais e planilhas, foi instituído um grupo de trabalho para informatização da LEC. As cinco diretrizes norteadoras das atividades deste GT foram:
- Eliminar retrabalho e reduzir custos com a repetição de etapas no processo cirúrgico;
- Garantir a inclusão do paciente na LEC tão logo receba a indicação cirúrgica;
- Padronizar e garantir o fluxo prévio à realização do procedimento;
- Dar transparência e visibilidade pública às listas de espera;
- Criar um ambiente de gestão amigável e auditável.
Ainda em 2021, após consultorias ao jurídico para normatização e padronização das condutas de gestão da LEC, foram entregues os primeiros requisitos do sistema à TI local do CHC-UFPR.
Em setembro de 2022 a versão inicial do sistema foi colocada em produção, dando início ao processo de implantação que aconteceu especialidade por especialidade. Em fevereiro de 2024 a implantação foi concluída, fazendo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná o primeiro do estado a dar publicidade a 100% da lista de espera para realização de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, foi o primeiro de todos os hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Hospitais Federais (Ebserh) a atingir o nível de transparência.
Funcionalidades
Atualmente a LEC permite o seguinte fluxo de controle:

- Realização de indicação cirúrgica com inserção do paciente na lista.
- Gestão do fluxo pré-operatório, com diferentes cores e status para indicar o agendamento dos exames pré-operatórios e da consulta anestésica, assim como o registro de toda a comunicação com o paciente.
- Gestão dos fluxos de exceção, nos quais não é possível contato com o paciente ou ele informe que não poderá realizar o procedimento cirúrgico no período proposto.
- Gestão do fluxo pós liberação anestésica, deixando cientes todos os envolvidos de que o paciente se encontra pronto para realização de sua cirurgia e o aviso cirúrgico poderá ser confeccionado.
O sistema oferece ainda relatórios:
- Exportação de dados para planilha, permitindo monitoramento e construção de indicadores importantes para a gestão hospitalar.
- Relatório PDFs anonimizado das listas de espera, dando transparência e permitindo a publicização das filas.
- Comprovante de inserção em fila, um documento que permite ao paciente comprovar que se encontra em fila, pois algumas vezes os pacientes procuravam a instituição para questionar sua posição em fila e aquela informação havia se perdido por falha humana.
Reconhecimento
Sistema vencedor do Concurso 2024 de Boas Práticas de controle interno da Ebserh. O concurso foi organizado pela Auditoria Interna (Sede da Ebserh) e tinha como objetivo “estimular, reconhecer, premiar e promover a disseminação de boas práticas de controle interno gerenciais, finalísticas ou de suporte relacionadas ao aprimoramento da eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança dos controles internos no âmbito da Administração Central e dos Hospitais Universitários Federais administrados pela Ebserh”.
Entre mais de 200 projetos inscritos, a LEC foi a primeira colocada na Categoria Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais.
Responsável
Nome: Rafael Henrique Gusso Rosado / Jessica De Oliveira Veloso Vilarinho
E-mail: setisd.chc-ufpr@ebserh.gov.br / stcor.chc-ufpr@ebserh.gov.br
Telefone: (41) 3360-7805 / (41) 3360-1086