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Lista de Espera Cirúrgica

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Publicado em 10/03/2025 16h13 Atualizado em 30/09/2025 16h36

LECO que é

Sistema de Gestão da Lista de Espera Cirúrgica (LEC), desenvolvido pelo Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de gerenciar de forma eficiente, informatizada e transparente os processos relacionados à espera por realização de procedimentos cirúrgicos por pacientes SUS.

Histórico

De outubro de 2018 a abril de 2019 a Superintendência do CHC-UFPR/Ebserh selecionou pessoas e setores chaves para realização de um curso de gestão por processos, para mapeamento e implementação de melhorias de processos considerados críticos na instituição.

O mapeamento dos processos relacionados à espera por realização de procedimentos cirúrgicos identificou as seguintes fragilidades:

  • pacientes eram encaminhados ao pré-operatório sem previsão de realização do procedimento cirúrgico, gerando custos para o paciente e instituição, além de retrabalho;
  • pacientes eram inseridos em filas somente após liberação anestésica, o que tornava injusto o acesso à cirurgia de pacientes mais comórbidos, visto que eles precisavam de mais etapas no processo pré-operatório;
  • ausência de formalização dos protocolos de priorização cirúrgica, para normatizar os critérios pelos quais determinados pacientes são priorizados em detrimentos de outros;
  • ausência de padrão na gestão das listas, que acontecia de forma diversa de acordo com cada especialidade ou pessoa que gerenciava.

Em junho de 2021, percebendo a inviabilidade de contornar as fragilidades identificadas apenas com controles manuais e planilhas, foi instituído um grupo de trabalho para informatização da LEC. As cinco diretrizes norteadoras das atividades deste GT foram:

  1. Eliminar retrabalho e reduzir custos com a repetição de etapas no processo cirúrgico;
  2. Garantir a inclusão do paciente na LEC tão logo receba a indicação cirúrgica;
  3. Padronizar e garantir o fluxo prévio à realização do procedimento;
  4. Dar transparência e visibilidade pública às listas de espera;
  5. Criar um ambiente de gestão amigável e auditável.

Ainda em 2021, após consultorias ao jurídico para normatização e padronização das condutas de gestão da LEC, foram entregues os primeiros requisitos do sistema à TI local do CHC-UFPR.

Em setembro de 2022 a versão inicial do sistema foi colocada em produção, dando início ao processo de implantação que aconteceu especialidade por especialidade. Em fevereiro de 2024 a implantação foi concluída, fazendo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná o primeiro do estado a dar publicidade a 100% da lista de espera para realização de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, foi o primeiro de todos os hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Hospitais Federais (Ebserh) a atingir o nível de transparência.

Funcionalidades

Atualmente a LEC permite o seguinte fluxo de controle:

.

  1. Realização de indicação cirúrgica com inserção do paciente na lista.
  2. Gestão do fluxo pré-operatório, com diferentes cores e status para indicar o agendamento dos exames pré-operatórios e da consulta anestésica, assim como o registro de toda a comunicação com o paciente.
  3. Gestão dos fluxos de exceção, nos quais não é possível contato com o paciente ou ele informe que não poderá realizar o procedimento cirúrgico no período proposto.
  4. Gestão do fluxo pós liberação anestésica, deixando cientes todos os envolvidos de que o paciente se encontra pronto para realização de sua cirurgia e o aviso cirúrgico poderá ser confeccionado.

O sistema oferece ainda relatórios:

  • Exportação de dados para planilha, permitindo monitoramento e construção de indicadores importantes para a gestão hospitalar.
  • Relatório PDFs anonimizado das listas de espera, dando transparência e permitindo a publicização das filas.
  • Comprovante de inserção em fila, um documento que permite ao paciente comprovar que se encontra em fila, pois algumas vezes os pacientes procuravam a instituição para questionar sua posição em fila e aquela informação havia se perdido por falha humana.

Reconhecimento

Sistema vencedor do Concurso 2024 de Boas Práticas de controle interno da Ebserh. O concurso foi organizado pela Auditoria Interna (Sede da Ebserh) e tinha como objetivo “estimular, reconhecer, premiar e promover a disseminação de boas práticas de controle interno gerenciais, finalísticas ou de suporte relacionadas ao aprimoramento da eficiência operacional, transparência, integridade, gestão e governança dos controles internos no âmbito da Administração Central e dos Hospitais Universitários Federais administrados pela Ebserh”.

Entre mais de 200 projetos inscritos, a LEC foi a primeira colocada na Categoria Aprimoramento de Processos Finalísticos Assistenciais.

Responsável

Nome: Rafael Henrique Gusso Rosado / Jessica De Oliveira Veloso Vilarinho
E-mail: setisd.chc-ufpr@ebserh.gov.br / stcor.chc-ufpr@ebserh.gov.br
Telefone: (41) 3360-7805 / (41) 3360-1086

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      • HU-UFMA - Hospital Universitário da UFMA
      • HU-UFPI - Hospital Universitário do Piauí
      • HU-UFS - Hospital Universitário da UFS
      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
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      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
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      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
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      • HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG
      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
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      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
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    • Região Sul
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      • Inexigibilidade
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      • Licitações
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      • Concursos Públicos e Seleções
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
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      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
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      • Sede
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      • Conselho de Administração
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      • Quadro de Pessoal e Remuneração
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    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
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      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
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