Manual PROFESP e PJP
Publicado em
14/09/2021 10h43
Atualizado em
31/10/2022 10h39
O presente Manual tem por finalidade apresentar as ações a serem implementadas por parte dos Comandantes de Organizações Militares das Forças Armadas (OM/FFAA) que manifestem interesse em formalizar seu ingresso no o Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo (PJP), como também, as particularidades relativas à estrutura de seus núcleos educacionais e respectivas sistemáticas de funcionamento.
Conheça os programas
Lançado em 2003, o PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes. O PROFESP tem como finalidade promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social, a cidadania e reduzir os riscos sociais de crianças e adolescentes.

O Programa reúne atividades diversificadas como basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística e olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Na programação das aulas, também, é oferecido reforço escolar com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.
Criado em 2015 e integrado ao PROFESP, o Projeto João do Pulo era voltado para reintegração social de militares que adquiriram deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. Em 2019, foi expandido para receber pessoas da sociedade civil, por meio de parcerias com os ministérios parceiros do PROFESP e com organizações, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Vencedores Adaptados (AVA).