Notícias
AVISO DE PAUTA
MinC realiza 2º Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima no Capanema, RJ
O Ministério da Cultura (MinC) realiza, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), o 2º Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima, de 31 de outubro a 2 de novembro. O evento reunirá representantes de governos, instituições culturais, organizações internacionais, artistas, pesquisadores e lideranças da sociedade civil para fortalecer o diálogo entre cultura e ação climática. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fará a abertura oficial no dia 31 de outubro, às 10h. Interessados em participar devem se inscrever pelo link: https://forms.office.com/r/M9nMhiLGaa
Um dia antes da abertura, (30), acompanhando a programação do 2º Seminário, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realiza a Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática, também no Capanema.
A segunda edição do Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima, realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), dá continuidade às discussões iniciadas no primeiro encontro, realizado em Salvador (BA) em 2024, quando o Brasil sediou o G20 da Cultura. Na ocasião, foi lançada a pesquisa Cultura e Clima e aprovada a Declaração de Salvador da Bahia, primeiro documento do G20 a reconhecer oficialmente a cultura como parte integrante das estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
“A cultura é força vital para a transformação social. Ela mobiliza, inspira e cria caminhos concretos para que o mundo enfrente, com justiça e solidariedade, os impactos da emergência climática”, afirma a ministra Margareth Menezes.
Inspirado pelo chamado da Presidência da COP30, que será realizada em Belém (PA), para um “mutirão global” em favor da ação climática, o seminário vai discutir como integrar as dimensões culturais aos processos e políticas ambientais, fortalecendo o papel da arte, do patrimônio e das indústrias criativas na construção de um futuro sustentável e inclusivo.
Programação
A programação prevê sete painéis, abordando temas como a cultura como pilar da ação climática, financiamento para um setor cultural sustentável, justiça climática e saberes tradicionais, narrativas e imaginação coletiva diante da crise planetária e novas formas de participação social para o fortalecimento da capacitação climática.
Além das mesas de debate, o encontro também promoverá espaços de articulação e trocas entre os participantes, visando consolidar alianças internacionais em torno da criação do primeiro Programa de Trabalho sobre Ação Climática Baseada na Cultura no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
“Este é um passo importante para garantir que as soluções culturais sejam reconhecidas como instrumentos legítimos de adaptação, mitigação e regeneração ambiental. A cultura não pode ficar fora da agenda climática global”, reforça a ministra.
O seminário integra o esforço internacional do Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura (GFCBCA), criado na COP28, sob a liderança conjunta do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 31/10
- 09:30 – 09:45: Boas-vindas
- 09:45 – 10:15: Performance artística: Reflorestar, com Ziel Karopotó (AL) + Olinda Tupinambá (BA)
- 10:15 – 12:00: Painel de abertura institucional
- 14:00 – 15:30: Sessão 1 — A cultura como eixo das políticas de ação climática
-
Axel Grael (Brasil/RJ)
-
Alberto Sanabria (Colômbia)
-
Dr Jenny Hay (Estados Unidos)
-
Dr. Pavol Ižvolt (Eslováquia)
-
H.E. Mr. Fadli Zon, Minister of Culture (Indonesia) - (vídeo pré-gravado)
-
Moderação: Alexandre Santini
-
- 16:15 – 17:45: Sessão 2 — Do Mondiacult à COP30: um mutirão global para colocar a cultura no coração da ação climática
-
-
Marcele Oliveira (Brasil/RJ)
-
Alice Amorim (Brasil/DF)
-
Alison Tickell (Reino Unido)
-
Ignácio Blanco (Espanha)
-
Mahnaz (Emirados Árabes)
-
Carlos Nobre (Brasil/SP)*
-
Moderação: Vinícius Gürtler
-
Sábado, 01/11
- 13:30 – 13:45: Boas-vindas
- 13:45 – 15:00: Sessão 3 — Um tempo de monstros: cultura, arte e imaginação coletiva diante da crise planetária
-
Tulio Andrade (Brasil/DF)
-
Vanessa Andreotti (Canada / Brasil-SP)
-
Marta Porto (Brasil/RS)
-
Kumi Naidoo (África do Sul)
-
Moderação: Maria Marighella
-
- 15:00 – 16:15: Sessão 4 — Financiando um setor cultural sustentável e resiliente
-
Marcus Tebogo Desando (África do Sul - Holanda)
-
Ana Carolina Lourenço (Brasil/RJ)
-
Mariana Resengue (Brasil/SP)
-
Moderação: Cláudia Leitão
-
- 16:45 – 18:00: Sessão 5 — Novas formas de contar o mundo: o papel do storytelling na mudança do clima
-
Marianna Olinger (Brasil - EUA)
-
Gabriel Gomes (Brasil/SP)
-
Driade Andrade (Brasil/DF)
-
George Marshall (Reino Unido)
-
Moderação: Fabiano Piúba
-
Domingo, 02/11
- 13:30 – 13:45: Boas-vindas
- 13:45: Fala Especial de Abertura do Dia: Ailton Krenak (ES)
- 14:00 – 15:30: Sessão 6 — Territórios de cultura: saberes que tecem justiça climática
-
Thaynah Gutierrez (Brasil/SP)
-
Shingai (Reino Unido/Zimbabue)
-
Naine Terena (Brasil/MT)
-
Maria Augusta Arruda (Brasil - Reino Unido)
- Moderação: Roberta Martins
-
- 16:00 – 17:30: Sessão 7 — Arte, cultura e participação: ações para ampliar o empoderamento climático
-
Jeft Dias (Brasil/PA)
-
Samuel Rubin (Espanha-EUA)
-
Eduardo Carvalho (Brasil/SP)
-
Giovanna Nader (Brasil/RJ)
-
Moderação: Tainá de Paula
-
- 17:30 – 18:00: Performance artística: Shingai (Reino Unido/Zimbabue)
Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática
Acompanhando a programação do 2º Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao MinC, realizará, no Capanema, a Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática. O evento, no dia 30, conduzirá debates sobre os riscos que as mudanças climáticas representam para o patrimônio cultural do país - e o que pode ser feito para enfrentá-las.
A Jornada conclui de forma propositiva um ciclo de diálogos que o Iphan vem promovendo sobre o tema desde 2023, em parceria com o Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-BR). Como resultado, o evento culminará com a apresentação de documentos que servirão de referência para iniciativas futuras, como a Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas, do Icomos-BR, além de publicações inéditas do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Iphan.
Para a organização da Jornada, o Iphan conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Centro Lúcio Costa (CLC), unidade especial do Iphan voltada para a formação de profissionais e pesquisa e difusão de ações de gestão, preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Serviço
-
Credenciamento para imprensa: https://forms.gle/gnMMug6fr2n64tix6
-
Jornada Patrimônio Cultural e Ação Climática
30 de outubro de 2025 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Sala Funarte Sidney Miller – Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
-
2º Seminário Internacional Cultura e Mudança do Clima
31 de outubro a 2 de novembro de 2025
Edifício Palácio Gustavo Capanema
R. da Imprensa, 16 - Centro, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições para público geral: https://forms.office.com/r/M9nMhiLGaa
Outras informações:
Assessoria de Imprensa MinC
Público: culturaeclima@cultura.gov.br
Imprensa: imprensa.minc@cultura.gov.br