Notícias
CNEN abre nova edição de seu prêmio para valorizar a produção científica de seus programas de IC e de pós-graduação
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) celebra mais uma edição do Prêmio CNEN, que reconhece anualmente os melhores trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação de suas Unidades Técnico-Científicas (UTCs). Podem concorrer trabalhos defendidos entre 1º de julho de 2024 e 30 de junho de 2025, nas categorias de Iniciação Científica, Pós-Graduação Lato Sensu, Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado.
A avaliação dos trabalhos será realizada com base em critérios como originalidade, relevância para a área nuclear e para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e/ou social, grau de inovação, impacto social e/ou interdisciplinaridade e qualidade e quantidade de publicações e produtos tecnológicos decorrentes do projeto de pesquisa.
Cada Programa de Pós-Graduação da CNEN definirá seu processo interno de seleção, conforme as diretrizes estabelecidas pelo edital e respeitando os prazos máximos definidos pela Comissão de Premiação. Os vencedores serão homenageados durante a solenidade de comemoração do aniversário da CNEN, no Rio de Janeiro. Para os premiados que residem em outras localidades, a CNEN garantirá o custeio de passagens e diárias.
Entre os benefícios previstos para os alunos vencedores estão a concessão de bolsa (BMT, BDT ou BPD), condicionada à aprovação em processo seletivo de um dos Programas de Pós-Graduação da CNEN, e a participação em congresso nacional em 2026, com despesas cobertas, incluindo inscrição, passagens e diárias. Já os orientadores premiados receberão apoio financeiro para aplicação em projetos de pesquisa.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelos orientadores, junto ao Programa de Pós-Graduação correspondente e, no caso de Iniciação Científica, ao Setor de Ensino. Mais informações sobre a premiação podem ser obtidas diretamente com os Programas de Pós-Graduação da CNEN.